São transportados 76 veículos para as etapas, que, juntos, pesam em torno de 100 toneladas
Divulgação/ Porsche Cup Brasil
São transportados 76 veículos para as etapas, que, juntos, pesam em torno de 100 toneladas

A Porsche Cup Brasil se encaminhou para mais um fim de temporada com a Etapa Endurance em Interlagos. A dupla Miguel Paludo e Alan Hellmeister foi a vencedora dos 500 km de Interlagos e se tornaram campeões do Campeonato Endurance da Porsche Carrera Cup após 117 voltas. O trio de Lineu Pires , Beto Gresse e Christian Hahn ficou em segundo e a dupla de Franco Giaffone e Rubens Barrichello completou o pódio. 

Marcelo Loureiro ingressou na empresa em 2008 e hoje atua como Diretor de Operação de Transportes e Logísticas
Divulgação/Grupo SADA
Marcelo Loureiro ingressou na empresa em 2008 e hoje atua como Diretor de Operação de Transportes e Logísticas

Mas para realizar as etapas do campeonato, todo cuidado na hora de transportar os veículos precisam ser milimetricamente calculados para que os Porsche 911 cheguem intactos para as etapas da competição. Para saber mais, conversamos com Marcelo Loureiro , diretor de Operação de Transportes e Logísticas do Grupo SADA , para descobrir os desafios de levar essas máquinas até os autódromos.

QUEM É O GRUPO SADA:

O Grupo SADA atua no setor de transporte. Além da Porsche Cup , é encarregado do traslado de veículos da Stock Car e Copa Truck . O grupo mineiro também faz transportes para o setor de combustíveis, siderúrgicas e outras indústrias, além do transporte de veículos da Fiat, Jeep, Volkswagen, Chevrolet , por exemplo, das fábricas até as concessionárias

COMO FUNCIONA O TRANSPORTE: 

A empresa que atua em parceria com a Porsche Cup há dois anos, nos contou um pouco como funciona o transporte dos modelos 911 da categoria, e as diferenças do transporte tradicional dos carros zero km.

Marcelo Loureiro destaca que as atividades iniciam-se de dois a três dias antes do transporte para os circuitos das etapas da Porsche Cup. Ele enfatiza que não podem manter os veículos no galpão da empresa por muito tempo, representando um grande desafio.

São cerca de nove carretas para transportar os veículos do campeonato
Divulgação/ Grupo SADA
São cerca de nove carretas para transportar os veículos do campeonato

A primeira etapa envolve a verificação das condições dos carros destinados ao transporte. Em seguida, é necessário preparar todas as carretas, avaliando o nível da plataforma e garantindo o correto funcionamento dos equipamentos de transporte para evitar acidentes.

As diferenças em relação aos veículos que vão para concessionárias começam aqui: devido à altura pequena em relação ao solo dos 911 da Porsche Cup, as carretas têm que ter a altura nivelada para evitar que a parte inferior dos carros raspe ou apresente algum tipo de dano. Para isso, utilizam os chamados '' borrachões especiais’’ para elevar a altura desses 77 veículos durante o embarque nas cegonhas e evitar que patinem e raspem.

Após o carregamento dos carrões da Porsche, é realizada uma nova inspeção para assegurar que tudo está correto. São usadas nove carretas para transportar entre oito e nove veículos cada. Aqui, mais uma diferença entre os automóveis de rua e os da Porsche Cup se destaca - durante o transporte, os modelos zero km não são cobertos, enquanto os do campeonato são. Marcelo completa dizendo que os veículos ‘’são praticamente embalados como um grande presente, para garantir um grande evento’’.

São 77 carros transportados em nove carretas
Divulgação/Grupo SADA
São 77 carros transportados em nove carretas

Outro ponto importante é a antecipada programação dos pontos de parada, cuidadosamente calculados antes das carretas deixarem o pátio. Esses pontos são estrategicamente controlados pela equipe, com quilometragem pré-determinada, locais para paradas, e pontos específicos para abastecimento, caso necessário. 

O Grupo transportou em 2023 os carros para as etapas de Goiania , Mogi Guaçu (Velocittà) e Termas do Río Hondo (Argentina) , em Interlagos, onde ocorrem cinco das nove provas do campeonato, os veículos são transportados pela própria Porsche, devido à localização próxima entre o autódromo e a fábrica da montadora alemã. 

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