A cada ano que passa, a crescente presença de SUVs nas ruas só aumenta, e consequentemente, a busca por opções acessíveis torna-se mais evidente. À medida que nos aproximamos do final de ano, muitas famílias querem trocar de veículo e começar 2024 com um carro diferente na garagem. Por isso, exploraremos quatro SUVs abaixo de R$ 40 mil com espaço, conforto e segurança, considerando ofertas e oportunidades que podem surgir.
Hyundai Tucson 2007 a 2011 - versão GL e GLS:
O primeiro carro é o Hyundai Tucson , uma opção acessível de SUV que varia entre R$ 38.000 e R$ 39.900 , disponível com motor 2.0 de 142 cv, nas versões manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.
O modelo de primeira geração oferece duas versões com o motor 2.0: a GL, a mais simples com um acabamento minimalista, mas que já contém ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, travamento central das portas, alarme, freio ABS, apoio de braço para passageiro traseiro e motorista, ajuste de altura do volante, entre outros. E a versão GLS , que adiciona ar-condicionado digital e piloto automático.
O espaço interno é generoso, garantindo conforto para dois adultos e uma criança com cadeirinha no banco traseiro. O porta-malas de 528 litros , além da posição elevada ao dirigir. O SUV possui 4,32 m de comprimento, largura de 1,79 m, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,63 m. A suspensão bem calibrada proporciona uma condução suave, ideal para enfrentar as buraqueiras urbanas. Os modelos nessa faixa etária podem ser versões de 2007 até 2011.
Kia Sportage EX OU LX 2010:
Outro modelo robusto e bem parecido com o Tucson de primeira geração, é o Kia Sportage. Essa versão não tem só características visuais da Tucson, mas o motor e transmissão que empurra bem o veículo. O 2.0 de 142 cv está atrelado com um câmbio automático de quatro marchas, ou manual, na versão LX, que contém cinco velocidades.
Esse modelo importado possui um porta-malas maior, com 667 litros , mas a mesma distância de entre-eixos - de 2,63 m. O modelo conta com ar-condicionado (na versão EX), direção assistida, apoio de braço para o motorista e passageiro no banco traseiro, vidros elétricos, freio ABS, ajuste do volante em altura, entre outros.
Ambos os coreanos oferecem robustez e conforto na hora de rodar. O campo de visão grande é aprimorado pelo para-brisa. As dimensões entre os dois é diferenciada por uma moeda de 1 real. O comprimento é de 4,34 m, altura de 1,69 m e largura de 1,80 m.
A versão LX do Kia Sportage pode ser encontrada na faixa dos R$ 34.000 até R$ 39.990. Já a opção mais completa, a EX, próximo dos R$ 38.000 até R$ 40.000.
Hyundai Santa Fé 2.7 V6 2009:
Agora, se você procura um SUV que não se preocupe com economia de combustível e precisa colocar mais duas crianças no conforto? Nossa sugestão é a Hyundai Santa Fé 2009 . O carro é completo, moderno e robusto. Possui diversos acessórios de luxo e ainda por cima possui um motor 2.7 V6 a gasolina que gera 200 cv e 25,3 kgfm de torque. A decepção fica apenas para o câmbio que é de quatro marchas.
O porta-malas possui 440 litros e com os setes lugares cai para 120 litros. O espaço interno é pródigo de um SUV grande, com 4,67 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,79 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Mas toda essa robustez não pode ser leve - o modelo detém 1.800 kg.
O SUV é o mais completo da lista. Ar-condicionado digital com duas zonas, piloto automático de velocidade, saída de ar para o banco traseiro, controle elétrico com função um toque para todos os vidros, porta-luvas climatizado, direção hidráulica, banco do motoristas com ajustes elétricos, faróis com acendimento automático, entre outras diversas regalias. A segurança também é bem investida: Freio ABS, airbags laterais, frontais e de cortina, controle de tração e estabilidade, tração integral, entre outros. O acabamento também é bem aprimorado, com imitação de madeira e couro por toda parte.
O consumo de um carro desse porte e motorização não é digno de um econômico. No ciclo da cidade, o SUV faz 6 km/l e na rodovia perto dos 8 km/l, segundo o Inmetro.
O Santa Fé pode ser encontrado na faixa dos R$ 39.000.
Ford Ecosport 2.0 XLT 4WD ou 1.6 FREESTYLE (MANUAIS):
A primeira geração do Ecosport ainda é bem recebida. O modelo conta com mais de cinco versões, mas destacamos as mais completas que chegam próximo dos R$ 40.000. O modelo é bem equipado, apresenta ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, alarme, faróis de neblina, ajuste elétrico dos retrovisores, banco traseiro bipartido, entre outros. O que atende bem é o grande espaço interno e a suspensão dianteira (McPherson) e traseira (eixo de torção) que tem uma altura do solo alta, cerca de 20 cm, e trabalha bem nos buracos da cidade, o que faz ser um veículo confortável de dirigir.
Na questão de motorização, o SUV compacto apresenta dois tipos de propulsão - o 1.6 de quatro cilindros que oferece 101 cv na gasolina e 107 no etanol, acoplado com um câmbio manual de cinco marchas. O torque máximo é de 15,3 kgfm a 4.500 rpm.
O consumo chega perto 8,8 km/l (gasolina) e 6,2 km/l (etanol) na cidade. Já no ciclo rodoviário o veículo faz 10,3 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (etanol).
Para quem gosta de uma esperteza a mais e não se preocupa tanto assim com consumo, a Ford também disponibilizou a versão com o motor 2.0 que traz 141 cv na gasolina e 145 cv no etanol, também com o câmbio manual de cinco marchas. O torque máximo chega aos 19,4 kgfm a 4.250 rpm.
Na cidade, o Ford Ecosport 2.0 faz 5,5 / 8,3 km/l (etanol/gasolina) no ciclo urbano e 6,5 / 10 km/l (etanol/gasolina) no ciclo rodoviário.
Seu estilo quadrado tem boas dimensões, mas o porta-malas é pequeno para um SUV, mesmo sendo compacto. O espaço interno é razoável e acomoda com conforto cinco ocupantes. Com o comprimento de 4,22 m, a largura de 1,73 m e o entre-eixo de 2,49 m, o Ecosport faz jus com seu tamanho e proposta. O que fica devendo é seu porta-mala de 296 litros.
As versões citadas são comercializadas entre R$ 36.000 e R$ 40.000.