![O Hyundai Tucson é um dos modelos mais equipado da lista O Hyundai Tucson é um dos modelos mais equipado da lista](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ai/ci/l1/aicil1kwhpwbvp0y02yo2nr0m.jpg)
A cada ano que passa, a crescente presença de SUVs nas ruas só aumenta, e consequentemente, a busca por opções acessíveis torna-se mais evidente. À medida que nos aproximamos do final de ano, muitas famílias querem trocar de veículo e começar 2024 com um carro diferente na garagem. Por isso, exploraremos quatro SUVs abaixo de R$ 40 mil com espaço, conforto e segurança, considerando ofertas e oportunidades que podem surgir.
Hyundai Tucson 2007 a 2011 - versão GL e GLS:
O primeiro carro é o Hyundai Tucson , uma opção acessível de SUV que varia entre R$ 38.000 e R$ 39.900 , disponível com motor 2.0 de 142 cv, nas versões manual de cinco marchas ou automática de quatro velocidades.
O modelo de primeira geração oferece duas versões com o motor 2.0: a GL, a mais simples com um acabamento minimalista, mas que já contém ar-condicionado, controle elétrico dos vidros, travamento central das portas, alarme, freio ABS, apoio de braço para passageiro traseiro e motorista, ajuste de altura do volante, entre outros. E a versão GLS , que adiciona ar-condicionado digital e piloto automático.
O espaço interno é generoso, garantindo conforto para dois adultos e uma criança com cadeirinha no banco traseiro. O porta-malas de 528 litros , além da posição elevada ao dirigir. O SUV possui 4,32 m de comprimento, largura de 1,79 m, 1,73 m de altura e entre-eixos de 2,63 m. A suspensão bem calibrada proporciona uma condução suave, ideal para enfrentar as buraqueiras urbanas. Os modelos nessa faixa etária podem ser versões de 2007 até 2011.
![Kia Sportage de terceira geração era conhecido pelo seu motor 2.0 e aparência de Tucson Kia Sportage de terceira geração era conhecido pelo seu motor 2.0 e aparência de Tucson](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/27/lm/0t/27lm0trhi32wouhme1wc4tvd7.jpg)
Kia Sportage EX OU LX 2010:
Outro modelo robusto e bem parecido com o Tucson de primeira geração, é o Kia Sportage. Essa versão não tem só características visuais da Tucson, mas o motor e transmissão que empurra bem o veículo. O 2.0 de 142 cv está atrelado com um câmbio automático de quatro marchas, ou manual, na versão LX, que contém cinco velocidades.
Esse modelo importado possui um porta-malas maior, com 667 litros , mas a mesma distância de entre-eixos - de 2,63 m. O modelo conta com ar-condicionado (na versão EX), direção assistida, apoio de braço para o motorista e passageiro no banco traseiro, vidros elétricos, freio ABS, ajuste do volante em altura, entre outros.
Ambos os coreanos oferecem robustez e conforto na hora de rodar. O campo de visão grande é aprimorado pelo para-brisa. As dimensões entre os dois é diferenciada por uma moeda de 1 real. O comprimento é de 4,34 m, altura de 1,69 m e largura de 1,80 m.
A versão LX do Kia Sportage pode ser encontrada na faixa dos R$ 34.000 até R$ 39.990. Já a opção mais completa, a EX, próximo dos R$ 38.000 até R$ 40.000.
![O SUV da Hyundai tem como referência a cidade de Santa Fé, no estado de Novo México, nos Estados Unidos. O SUV da Hyundai tem como referência a cidade de Santa Fé, no estado de Novo México, nos Estados Unidos.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/f1/g8/nw/f1g8nw08ck6fmw436c7pfoeag.jpg)
Hyundai Santa Fé 2.7 V6 2009:
Agora, se você procura um SUV que não se preocupe com economia de combustível e precisa colocar mais duas crianças no conforto? Nossa sugestão é a Hyundai Santa Fé 2009 . O carro é completo, moderno e robusto. Possui diversos acessórios de luxo e ainda por cima possui um motor 2.7 V6 a gasolina que gera 200 cv e 25,3 kgfm de torque. A decepção fica apenas para o câmbio que é de quatro marchas.
O porta-malas possui 440 litros e com os setes lugares cai para 120 litros. O espaço interno é pródigo de um SUV grande, com 4,67 m de comprimento, 1,89 m de largura, 1,79 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Mas toda essa robustez não pode ser leve - o modelo detém 1.800 kg.
O SUV é o mais completo da lista. Ar-condicionado digital com duas zonas, piloto automático de velocidade, saída de ar para o banco traseiro, controle elétrico com função um toque para todos os vidros, porta-luvas climatizado, direção hidráulica, banco do motoristas com ajustes elétricos, faróis com acendimento automático, entre outras diversas regalias. A segurança também é bem investida: Freio ABS, airbags laterais, frontais e de cortina, controle de tração e estabilidade, tração integral, entre outros. O acabamento também é bem aprimorado, com imitação de madeira e couro por toda parte.
O consumo de um carro desse porte e motorização não é digno de um econômico. No ciclo da cidade, o SUV faz 6 km/l e na rodovia perto dos 8 km/l, segundo o Inmetro.
O Santa Fé pode ser encontrado na faixa dos R$ 39.000.
![A Ford descontinuou a linha do Ecosport em 2021 A Ford descontinuou a linha do Ecosport em 2021](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/10/kg/ch/10kgch2iat90lrzkgi3uwqmcq.jpg)
Ford Ecosport 2.0 XLT 4WD ou 1.6 FREESTYLE (MANUAIS):
A primeira geração do Ecosport ainda é bem recebida. O modelo conta com mais de cinco versões, mas destacamos as mais completas que chegam próximo dos R$ 40.000. O modelo é bem equipado, apresenta ar-condicionado, trio elétrico, direção hidráulica, alarme, faróis de neblina, ajuste elétrico dos retrovisores, banco traseiro bipartido, entre outros. O que atende bem é o grande espaço interno e a suspensão dianteira (McPherson) e traseira (eixo de torção) que tem uma altura do solo alta, cerca de 20 cm, e trabalha bem nos buracos da cidade, o que faz ser um veículo confortável de dirigir.
Na questão de motorização, o SUV compacto apresenta dois tipos de propulsão - o 1.6 de quatro cilindros que oferece 101 cv na gasolina e 107 no etanol, acoplado com um câmbio manual de cinco marchas. O torque máximo é de 15,3 kgfm a 4.500 rpm.
O consumo chega perto 8,8 km/l (gasolina) e 6,2 km/l (etanol) na cidade. Já no ciclo rodoviário o veículo faz 10,3 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (etanol).
Para quem gosta de uma esperteza a mais e não se preocupa tanto assim com consumo, a Ford também disponibilizou a versão com o motor 2.0 que traz 141 cv na gasolina e 145 cv no etanol, também com o câmbio manual de cinco marchas. O torque máximo chega aos 19,4 kgfm a 4.250 rpm.
Na cidade, o Ford Ecosport 2.0 faz 5,5 / 8,3 km/l (etanol/gasolina) no ciclo urbano e 6,5 / 10 km/l (etanol/gasolina) no ciclo rodoviário.
Seu estilo quadrado tem boas dimensões, mas o porta-malas é pequeno para um SUV, mesmo sendo compacto. O espaço interno é razoável e acomoda com conforto cinco ocupantes. Com o comprimento de 4,22 m, a largura de 1,73 m e o entre-eixo de 2,49 m, o Ecosport faz jus com seu tamanho e proposta. O que fica devendo é seu porta-mala de 296 litros.
As versões citadas são comercializadas entre R$ 36.000 e R$ 40.000.