A Toyota lançou uma nova picape na Tailândia . Chamada de “ Hilux Champ ” , a novidade é baseada no conceito IMV 0 , revelado em dezembro do ano passado , também na Tailândia. A Toyota espera que a novidade “ contribua com a economia asiática ”.
O nome Hilux não foi escolhido à toa. O projeto inicial da picape média era conhecido como projeto IMV , enquanto a Hilux Champ é chamada de IMV 0 , ou seja, um veículo menor que o projeto IMV.
A ideia do novo modelo é ser uma picape verdadeiramente acessível e que consegue atender as necessidades dos clientes. Segundo a fabricante, os engenheiros envolvidos no projeto pesquisaram a fundo o estilo de vida dos clientes em potencial.
Versatilidade
No lançamento oficial, a Toyota exibiu 11 modelos customizados conforme diferentes necessidades. Há opções de entre-eixos curto e longo, além de três variantes de motorização: 2.0 e 2.7 a gasolina além de uma versão diesel com o motor 2.4 . A potência das unidades não foi divulgada, mas haverão opções com câmbio automático de seis velocidades ou manual de cinco marchas .
Segundo o comunicado enviado para a imprensa, a versão “específica para a Tailândia” de entre-eixos longo equipada com motor 2.4 diesel mede: 5,3 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,73 m de altura e 3,08 metros de entre-eixos. A capacidade máxima de carga é de 1 tonelada , enquanto a tração é apenas em duas rodas , provalmente as dianteiras.
Visualmente, o modelo é o mesmo que vem sendo mostrado como IMV0 nos mercados asiáticos. A grande novidade fica por conta do interior, que foi revelado pela primeira vez.
A cabine é bem simples e repleta de peças plásticas. O painel de instrumentos não oferece conta-giros nem um mostrador digital. Central multimídia também fica de fora, mas os retrovisores devem contar com ajustes elétricos, pelo menos nas configurações mais caras. Os itens de segurança não foram revelados pela Toyota, mas é possível ver que o utilitário oferece dois airbags frontais .
Segundo a Toyota, a versão mais acessível da Hilux Champ custará 459 mil Bahts tailandeses, o equivalente a R$ 64 mil , enquanto a versão topo de linha custará R$ 80.505 .
Toda a parte de carroceria da Hilux Champ é plana, o que facilita para que os compradores da caminhonete consigam instalar acessórios ou estruturas auxiliares sem muito esforço. Inclusive, a própria caçamba já vem com furações específicas para parafusos.
Ainda não se sabe se a Toyota planeja fazer da Hilux Champ um veículo global. Nesse caso, o Brasil poderia entrar na rota da marca japonesa, visto que o nome Hilux é muito forte por aqui.