Encerrando o ano, o Latin NCAP , que realiza a avaliação de segurança dos veículos zero km para a América Latina e Caribe, divulgou os resultados do teste com o Fiat Pulse . Segundo o Instituto, o suv compacto foi avaliado com apenas duas estrelas.
Na avaliação do Latin NCAP , o Pulse apresentou “limitada proteção lateral para a cabeça oferecida aos ocupantes, a baixa pontuação para a proteção dos ocupantes infantis e os lembretes de cinto de segurança traseiro, bem como a disponibilidade limitada do ADAS, entre outros aspectos, impedem que o veículo obtenha melhores classificações de estrelas”.
Vale lembrar que, de série, o Fiat Pulse oferece airbags frontais e laterais , que segundo a fabricante, protegem o tórax e a cabeça dos passageiros , além de controle de estabilidade . Frenagem autônoma de emergência e sistemas de assistência de faixa são oferecidos em outras versões, mas a unidade testada contava com itens de segurança básicos.
Segundo o Latin NCAP, a estrutura do veículo e a proteção para os pés é estável em impactos frontais , enquanto em impactos laterais, ocupantes adultos estão seguros. Em caso de impacto lateral de poste, a segurança é considerada marginal a boa . O instituto afirma que airbags laterais mais robustos, como os do tipo cortina, por exemplo, poderiam melhorar o desempenho do SUV .
A proteção de crianças obteve um índice de 55,88% , mas poderia ter apresentado um resultado superior com os airbags do tipo cortina, uma vez que os resultados afirmam que a proteção do dummy que representa uma criança de três anos foi afetada nos testes de impacto frontal e lateral.
Além disso, os testes ainda apontam que os avisos de cinto de segurança traseiro
estavam fora dos requisitos do Latin NCAP, o que a fabricante contesta.
A Stellantis se pronunciou através de uma nota oficial onde se diz surpreendida pela avaliação e afirmou que o modelo avaliado está desatualizado em relação às unidades comercializadas:
"A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento."
Segundo o site Motor1
, o item que foi modificado pela Fiat
é o alerta de cinto de segurança traseiro
, que a fabricante realizou a substituição após o Latin Ncap afirmar que não estava em conformidade com o ideal
.