Com o fim de um ano, sempre surge a dúvida sobre os carros que apresentaram maior desvalorização nos últimos 12 meses. Pensando nisso, a equipe de Dados e Estatísticas da Mobiauto reuniu as informações para realizar um estudo sobre o comportamento dos carros seminovos no mercado brasileiro. De 159 modelos avaliados , somente quatro se valorizaram no último ano ; confira:
No levantamento, a Mobiauto reuniu seminovos ano-modelo 2023 , 2022 e 2021 e comparou seus preços entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. Ao fim do estudo, o carro que mais valorizou nesse período foi o Fiat Pulse ano-modelo 2023, com valorização de 3,53%.
O SUV compacto da Fiat não está sozinho nesse grupo, ele é acompanhado de Volkswagen Polo 2021 (1,75%), Hyundai Creta 2021 (1,31%) e Toyota SW4 2022 (1,31%). Os 155 modelos restantes no levantamento, todos apresentaram desvalorização .
Entre os 10 carros de melhor performance destacam-se Fiat
, Toyota
,
Hyundai
e Renault
, com dois modelos cada um, Volkswagen
e Ford
, emplacando um exemplar na lista. A Chevrolet
ocupou exatamente a 11ª posição com a minivan Spin
.
Para o economista Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto , responsável pela coordenação da pesquisa, o equilíbrio entre as principais montadoras do país mostra a maturidade do mercado de seminovos , que, após o período turbulento da pandemia, onde houve um sobe e desce incomum nas cotações, acomodou-se e revela um comportamento mais previsível.
“Repare que os dez modelos de melhor performance na pesquisa são sempre veículos muito bem vendidos como zero km, que lideram seus respectivos segmentos ou estão entre os primeiros colocados do ranking de vendas. Isso mostra que os bons resultados no mercado de seminovos só repetem o sucesso que eles já fazem como novos”, explica.
Chama a atenção o desempenho do Ford Ka , que passou por um período de desvalorização muito intensa e parece ter recuperado preços no mercado. No caso do Ka , a ideia de refletir o desempenho no mercado de zero km pode ser aplicada, uma vez que, em 2020, enquanto a Ford ainda estava produzindo no Brasil, o hatchback foi o quinto carro mais vendido do país.
“Esse modelo havia caído rapidamente de preços quando houve a notícia de que seria descontinuado no Brasil. Mas essa queda não perdurou e ele conseguiu manter praticamente inalterada a cotação de um ano para cá”, destaca.
No lado oposto da tabela, a situação é preocupante para alguns modelos. De acordo com Sant Clair, a média ponderada de 9,64% mostra que a desvalorização de alguns modelos acima de 20% torna-se preocupante para os proprietários:
“Notamos que há o predomínio de picapes cabine dupla entre os dez piores do levantamento. Recentemente fizemos uma pesquisa e identificamos que esses veículos, principalmente nas versões a diesel, não foram bons negócios em 2023 . Agora, entre os dez, nada menos do que cinco veículos integraram a lista dos dez mais desvalorizados”, aponta Sant Clair.
O desempenho do Chevrolet Onix também chama a atenção, uma vez que o compacto da GM figurou entre os carros mais vendidos do país em 2022 e 2023, e mostra que pode ser um bom negócio para quem busca um carro seminovo que caiba no orçamento.