Montadora alemã planeja investir R$ 5,4 bilhões entre 2026 até 2028
Divulgação/Volkswagen
Montadora alemã planeja investir R$ 5,4 bilhões entre 2026 até 2028

Ontem, divulgamos que a Fiat fará o anúncio dos seus investimentos no final de fevereiro , e agora é a vez da Volkswagen , que informará a destinação de 1 bilhão de euros ( R$ 5,4 bilhões ) em um evento marcado para o dia 1º de fevereiro aos jornalistas. Algumas fontes do sindicato dos metalúrgicos , ligado às fábricas da empresa, já indicaram possíveis destinos para esse montante que será entre 2026 e 2028.  

A Volkswagen revelou o valor investido no Brasil em julho de 2023, com o objetivo de crescer até 40% no mercado. Segundo informações sindicais, uma parte considerável será destinada à produção da picape pequena baseada na Tarok , que será posicionada entre a  Saveiro e a  Amarok e competirá com Chevrolet Montana  e Fiat Toro . Outro destaque é um SUV compacto de entrada , posicionado abaixo do Nivus e do T-Cross , que deve concorrer com modelos como o Fiat Pulse . Por fim, há um investimento voltado para o motor global da Volkswagen que substitui o 1.4 TSI - seria um 1.5 turbo com sistema híbrido-leve .

O Sindicato de São José dos Pinhais , no Paraná, informou que a fábrica da Volkswagen produzirá a picape compacta baseada no modelo Tarok , apresentada no Salão do Automóvel de 2018. O veículo virá na nova plataforma MQB-A 0 , equipado com o motor 1.5 TSI EVO2 (turbo híbrido-leve) de 150 cv e 25,5 kgfm.

Esse motor será fabricado na fábrica de São Carlos, interior de São Paulo, como parte do investimento da Volkswagen no Brasil. A unidade, dedicada à produção de motores da VW, fabricará o motor com sistema híbrido-leve de 48V e híbrido plug-in . Essa tecnologia permitirá a desativação de cilindros em movimento e o uso de um turbo de geometria variável.

Volkswagen Tarok usará a mesma plataforma do T-Cross e será produzida na mesma fábrica do SUV da VW; picape deverá chegar em 2026 no mercado brasileiro
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Volkswagen Tarok usará a mesma plataforma do T-Cross e será produzida na mesma fábrica do SUV da VW; picape deverá chegar em 2026 no mercado brasileiro

Por fim, a sede da montadora em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será responsável pela produção de dois veículos híbridos internamente chamados de "EVO" . No entanto, os modelos exatos ainda não foram revelados. É sabido que esses veículos utilizarão a plataforma MQB-A0 , a mesma que deverá equipar a picape Tarok .

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