![Volkswagen Tarok chegaria para assumir um nicho onde a Volks não tem representante Volkswagen Tarok chegaria para assumir um nicho onde a Volks não tem representante](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/am/wq/c9/amwqc9yyjayma57736a35r27a.jpg)
A Volkswagen tem um histórico de idas e vindas com uma picape intermediária. O conceito Tarok apareceu inicialmente no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 , e cinco anos após a primeira aparição, ainda não está nas ruas. Com a normalização dos volumes de vendas no mercado global, o projeto está avançando.
O projeto da picape intermediária da Volks sofreu com o congelamento de investimentos por conta da pandemia causada pela Covid-19 e outras necessidades da marca no país.
Essa picape inédita da Volkswagen já chegou a ser cogitada para ser produzida junto com o Taos na Argentina. Nesse caso, o projeto utilizaria a plataforma MQB A1 , a mesma do SUV. Um ponto interessante é que, no lançamento do conceito Tarok, o conjunto óptico dianteiro adiantou o que seria utilizado no Taos .
Entretanto, nos últimos cinco anos a linguagem visual da Volkswagen está passando por mudanças e a picape pode receber um novo desenho. O projeto deve ser atualizado, uma vez que a Saveiro recebeu um facelift este ano , a Amarok retocada chegará em 2024 e o Taos se aproxima do seu ciclo de meia-vida.
![Projeto da Tarok é de criação da Volkswagen brasileira, mas pode ser aproveitado também nos Estados Unidos Projeto da Tarok é de criação da Volkswagen brasileira, mas pode ser aproveitado também nos Estados Unidos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2t/zo/nf/2tzonf3gs2u6eijsl4yhpl9ii.jpg)
Segundo o Motor1 Argentina, a picape será produzida nos Estados Unidos e pode ser fabricada no Brasil para atender o mercado sul-americano.
O projeto de uma picape maior do que a Saveiro e menor que a Amarok existe desde 2016, de acordo com a revelação da revista Autoesporte. Mas as informações do Motor1.com dizem que Pablo Di Si, Presidente do Grupo Volkswagen nas Américas, está apressando o projeto, já que as marcas rivais estão investindo no segmento intermediário e a VW não possui nenhum representante para concorrer , algo que desagrada os concessionários, principalmente no mercado norte-americano , onde nenhuma picape é oferecida pela VW .
![Interior do conceito Tarok é baseado no T-Cross Interior do conceito Tarok é baseado no T-Cross](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4s/oj/3x/4soj3x31a7dgfyeiffelx9h5l.jpg)
Ainda em fevereiro, Di Si confirmou que a picape será lançada com motorização híbrida plug-in ou até mesmo 100% elétrica , com uma opção exclusivamente a combustão descartada - algo que pode mudar no Brasil. O fato é que a produção na Argentina, ao lado de Taos e Amarok foi descartada pelo executivo.
Os planos iniciais diziam que a fabricação da picape seria iniciada em 2025 e muito provavelmente, até lá, o Taos já terá recebido alguma opção de motor eletrificado .