A Volkswagen tem um histórico de idas e vindas com uma picape intermediária. O conceito Tarok apareceu inicialmente no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 , e cinco anos após a primeira aparição, ainda não está nas ruas. Com a normalização dos volumes de vendas no mercado global, o projeto está avançando.
O projeto da picape intermediária da Volks sofreu com o congelamento de investimentos por conta da pandemia causada pela Covid-19 e outras necessidades da marca no país.
Essa picape inédita da Volkswagen já chegou a ser cogitada para ser produzida junto com o Taos na Argentina. Nesse caso, o projeto utilizaria a plataforma MQB A1 , a mesma do SUV. Um ponto interessante é que, no lançamento do conceito Tarok, o conjunto óptico dianteiro adiantou o que seria utilizado no Taos .
Entretanto, nos últimos cinco anos a linguagem visual da Volkswagen está passando por mudanças e a picape pode receber um novo desenho. O projeto deve ser atualizado, uma vez que a Saveiro recebeu um facelift este ano , a Amarok retocada chegará em 2024 e o Taos se aproxima do seu ciclo de meia-vida.
Segundo o Motor1 Argentina, a picape será produzida nos Estados Unidos e pode ser fabricada no Brasil para atender o mercado sul-americano.
O projeto de uma picape maior do que a Saveiro e menor que a Amarok existe desde 2016, de acordo com a revelação da revista Autoesporte. Mas as informações do Motor1.com dizem que Pablo Di Si, Presidente do Grupo Volkswagen nas Américas, está apressando o projeto, já que as marcas rivais estão investindo no segmento intermediário e a VW não possui nenhum representante para concorrer , algo que desagrada os concessionários, principalmente no mercado norte-americano , onde nenhuma picape é oferecida pela VW .
Ainda em fevereiro, Di Si confirmou que a picape será lançada com motorização híbrida plug-in ou até mesmo 100% elétrica , com uma opção exclusivamente a combustão descartada - algo que pode mudar no Brasil. O fato é que a produção na Argentina, ao lado de Taos e Amarok foi descartada pelo executivo.
Os planos iniciais diziam que a fabricação da picape seria iniciada em 2025 e muito provavelmente, até lá, o Taos já terá recebido alguma opção de motor eletrificado .