A Jeep divulgou as primeiras imagens do Wagoneer S , seu primeiro SUV 100% elétrico , que deverá chegar às lojas dos Estados Unidos no segundo semestre. Embora o Wagoneer seja muito diferente de Compass e Commander em termos de dimensões, pode adiantar algumas tendências que veremos nos SUVs vendidos no Brasil em breve .
Visualmente, o Wagoneer S EV parece ser a aposta da Stellantis para frequentar um segmento mais premium . A aposta em LEDs finos dão ao modelo um ar mais refinado, assim como o desenho do caimento do teto e o “spoiler” traseiro, que lembra até os utilizados pelos Ford Escort e Sierra Cosworth na década de 90.
Continuando na traseira, as lanternas de LED são bem finas e percorrem toda a extensão da tampa do porta-malas, seguindo uma tendência já vista em diversos SUVs. Apenas o nome “Jeep” é exibido na tampa, confirmando a abordagem minimalista. A base do para-choque conta com acabamento preto brilhante, assim como SUVs de luxo como o Range Rover Velar .
Internamente, o Wagoneer traz quatro telas : Painel de instrumentos , central multimídia , tela auxiliar para o passageiro e uma que controla o sistema de climatização do veículo . O modelo contará ainda com teto solar panorâmico , sistema de áudio premium assinado pela McIntosh com 19 alto-falantes .
É possível observar ainda o seletor de marchas rotativo , já presente no Grand Cherokee 4xe vendido no Brasil, por exemplo, luz ambiente , seletor de modos de condução com cinco opções (neve, areia, eco, automático e sport). Podemos notar ainda um botão posicionado na lateral de porta, próximos aos controles dos vidros elétricos. Não se sabe a função desse botão ainda, mas a imprensa norte-americana acredita que possa realizar a abertura da porta do motorista, substituindo o tradicional puxador.
Construído a partir da plataforma STLA Large
, o Wagoneer poderá ter dimensões de até 5,1 m de comprimento, 2,03 m de largura e 3,07 m de entre-eixos. Segundo a Stellantis
, essa base poderá fornecer baterias com até 800 km de alcance, e aceleração de zero a 100 km/k em 2 segundos
, podendo superar até os tradicionais V8 Hellcat
utilizados pela Dodge
e Jeep.
Compass pode trazer inspirações visuais
Já sabemos que a nova geração do Jeep Compass , será produzida a partir da plataforma STLA Medium , uma versão menor e mais acessível da STLA-Large. O Commander , também deverá utilizar a STLA Medium, mas até agora não existem informações sobre sua segunda geração .
Entre as novidades que poderão estar presentes no próximo Compass , são as diversas telas, provavelmente três, faróis mais finos. No caso do Compass já sabemos que será oferecido em uma versão exclusivamente elétrica , e essa sim pode ser a topo da gama do modelo e trazer o máximo de tecnologia embarcada.