Volkswagen Tarok é aposta da Volkswagen no segmento de picapes pequenas
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Volkswagen Tarok é aposta da Volkswagen no segmento de picapes pequenas

Ontem (01) à noite, a  Volkswagen realizou um evento para a imprensa onde destacou seus investimentos na América Latina - R$ 16 bilhões até o final de 2028 , com o lançamento de 16 produtos, incluindo quatro inéditos no primeiro momento - um deles é uma picape que será produzida na planta de São José dos Pinhais (PR). 

Muito se fala sobre uma picape posicionada abaixo da  Amarok e acima da  Saveiro para competir com o mercado aquecido de picapes médias compactas, como a Fiat Toro , Chevrolet Montana e Ford Maverick.

O que fortalece ainda mais essa especulação é a declaração do sindicato dos metalúrgicos de Curitiba , em novembro de 2023, confirmando a produção de uma picape na planta de São José dos Pinhais (PR ), coincidindo com a apresentação  do evento da Volkswagen, ontem.

Internamente, ela é conhecida como projeto VW247 ou Udara , segundo fontes ligadas à fabricante, mas provavelmente será chamada de  Tarok , nome da picape apresentada no  Salão do Automóvel de 2018.

Picape foi apresentada no Salão do Automóvel 2018
Caue Lira
Picape foi apresentada no Salão do Automóvel 2018

O QUE ESPERAR?

Ainda é cedo para termos informações precisas, mas podemos montar um quebra-cabeça com base nas informações disponíveis até o momento.

T-Cross é fabricado na planta do Paraná e usa a plataforma MQB-A0 , o que sugere que o novo modelo também poderá seguir essa linha. Sugiro que seja difícil adotar a nova plataforma MQB-Hybrid , já que o modelo não deverá seguir como híbrido-flex , além que os custos seriam maiores na produção - algo que a VW deve evitar na picape. Além disso, o uso compartilhado de peças do SUV da Volkswagen ajuda a reduzir os custos de produção.

Motor não deverá ser híbrido-flex, por mais que seja interessante
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Motor não deverá ser híbrido-flex, por mais que seja interessante

MOTORIZAÇÃO

A motorização ainda é uma incógnita, mas é provável que seja o 1.4 TSI ou 1.0 TSI , em vez do novo motor 1.5 EVO2 híbrido-flex , que,  possivelmente, será feito na planta de São Carlos (SP).

A Volkswagen pode optar pelo 1.0 200 TSI , do T-Cross Sense/Comfortline e Nivus , com potência de 116/128 cv (G/E) e torque de 20,4 kgfm , ou o 1.0 170 TSI do Polo e Virtus , com potência de 109/116 cv (G/E) e torque de 17,3 kgfm - embora essa opção possa ser injusta para o tamanho e peso da picape.

Isso porque a picape da Chevrolet possui um motor 1.2 turbo de 132/133 cv (G/E) e 21,4 kgfm . Já a Fiat Toro possui o motor 1.3 turbo da Stellantis de 180/185 cv (G/E) e 27,7 kgfm de torque. 

E há especulações sobre a substituição do 1.4 TSI de 150 cv (G/E) pelo 1.5 EVO2, de acordo com sindicatos dos metalúrgicos de São Carlos (SP). Ou seja, a Volkswagen terá que repensar se tirará o 1.4 TSI de linha, porque se for na base dos 1.0 TSI a picape terá que ter uma boa calibração para aguentar a concorrência.

Interior deverá ser semelhante no que vemos nos carros atuais da marca
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Interior deverá ser semelhante no que vemos nos carros atuais da marca

DIMENSÕES E DESIGN

As dimensões devem se assemelhar às da Montana e da Toro . A picape média da Chevrolet possui 4,71 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,65 m de altura e 2,80 m de entre-eixos.

O visual deve ser algo misturado que vemos na nova Saveiro  e na vazada reestilização da Amarok , que possui também a dianteira semelhante a Saveiro .

O interior deve seguir o padrão da Volkswagen , com uma central VW Play na parte de cima (sem ser flutuante), conectividade Apple Carplay e Android Auto sem fio, painel de instrumentos digital e volante com elementos em aço escovado, como outros modelos da marca.

PREÇOS

Os preços devem ser competitivos em relação aos concorrentes e ficando abaixo do valor da Amarok , entre R$ 150 mil e R$ 200 mil.

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