A Volkswagen prepara uma estratégia ousada de eletrificação para o mercado brasileiro. Conforme noticiamos na última semana , a marca irá produzir veículos híbridos em São Bernardo do Campo . Agora, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté revelou o acordo entre a Volkswagen e os trabalhadores para a produção de um motor híbrido no interior de São Paulo.
A planta de São Carlos é a responsável pela produção dos motores que a Volkswagen utiliza em seus carros no Brasil e o sindicato local confirmou que a fábrica irá produzir um novo propulsor híbrido-flex de 1.5 litro , batizado de EVO II .
“O acordo garante antecipação de investimentos e manutenção dos empregos, previsibilidade para a empresa e também para os trabalhadores. Para a planta de São Carlos o investimento negociado para a produção do motor 1.5 híbrido-flex EVO2 e o credenciamento para fabricação de componentes do motor híbrido garantirá o futuro da fábrica, pois o Motor EA 211 atual, tem prazo de validade em função das normas de emissão de poluentes.” Declarou o sindicato em nota oficial.
O novo motor deve chegar para substituir o 1.4 TSI , que não conseguirá cumprir as metas de emissões de poluentes determinadas pelo Proconve L8 , que entrará em vigor em 2025. Na Europa, o 1.5 TSI EVO2 estreou em julho do ano passado no T-Roc e pode ser encontrado em versões de 131 ou 150 cv de potência e torque de 20,39 kgfm (200 nm) e 25,49 kgfm (250 nm), além de permitir a adoção de sistemas de propulsão híbrida leve (48 volts) ou o sistema plug-in, que pode aumentar a potência para até 272 cv , segundo a marca. Ainda não se sabe qual estratégia de eletrificação a Volks irá escolher para seus modelos.
Tecnologias apresentadas pelo novo propulsor:
Uma das principais diferenças do motor 1.5 TSI EVO2
está em seu ciclo de funcionamento
. Ao contrário dos motores a combustão que funcionam em ciclo Otto
e os híbridos da Toyota, por exemplo, que funcionam em ciclo Atkinson
, o propulsor da VW trabalha no ciclo Miller
, que mantém as válvulas de admissão abertas durante a compressão
da mistura ar-combustível, além de contar com turbo de geometria variável
e sistema de desativação de cilindros
.
Quais carros devem contar com o novo motor?
Como o motor 1.4 TSI
equipa somente o Taos
, esse deverá ser o modelo escolhido para iniciar a estratégia de eletrificação da Volkswagen no Brasil. Uma unidade do SUV já foi flagrada rodando com camuflagem pelas ruas de São Paulo. A nova motorização deve estrear na linha 2025 do Taos, provavelmente junto com uma
atualização visual do SUV
.
Além do SUV, outro carro que deve contar com o novo motor deve ser a picape baseada no conceito Tarok
, apresentado no salão do automóvel de São Paulo em 2018, e é considerada uma futura rival da Fiat Toro.