Nova Saveiro ganhou visual renovado, mas será que só isso basta?
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Nova Saveiro ganhou visual renovado, mas será que só isso basta?

Os números não mentem, a nova geração da  Fiat Strada é um sucesso comercial, emplacando quase cinco vezes mais que sua tradicional rival  Volkswagen Saveiro no ano passado. Em 2023, a distância entre as picapinhas é menor, e a Volks aposta na reformulação de sua representante para pelo menos incomodar a rival mineira.


Confira as versões e os itens de série de Saveiro e Strada :

Saveiro Robust CS (cabine simples) - R$ 95.770
Ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, abertura elétrica da caçamba, rodas de ferro de 15 polegadas, freios a disco, proteção de caçamba, airbags frontais, controle de tração e de estabilidade com hill holder (assistente de partida em rampa), ajuste de altura do banco do motorista e calotas.

Saveiro Robust cabine dupla - R$ 109.710
Pacote Robust + bagageiro de teto, desembaçador do vidro traseiro e porta-celular no encosto do banco do passageiro.

Saveiro Trendline CS - R$ 101.490
Pacote Robust + parachoque dianteiro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, espelhos com ajuste elétrico, computador de bordo e chave canivete com alarme.

Opcionais: Pacote interatividade (R$ 2.180)
Adiciona: multimídia, alto-falantes e volante multifuncional

Pacote conforto (R$ 5.255)
Adiciona: rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, capota marítima e câmera de ré

Saveiro Extreme CDR$ 114.580
Pacote Trendline + rodas de liga leve de 15 polegadas com face diamantada, santoantonio, capota marítima, faróis de neblina, central multimídia de 6,5” - que suporta Android Auto e Apple CarPlay, mas demanda o uso de cabos -, câmera de ré, bancos de couro, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, farol de neblina e bloqueio eletrônico do diferencial.

Opcionais: Pacote Tech (R$ 2.160)
Adiciona: assistente de controle de descida em rampa, ABS off-road, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva, acendimento automático dos faróis e retrovisor interno fotocrômico.

Strada Endurance 1.3 Cabine Plus : R$ 100.990
Ar-condicionado, volante com regulagem de altura, airbags frontais, computador de bordo, ganchos para amarração de carga na caçamba, luz de iluminação da caçamba e protetor de caçamba.

Opcionais: Pacote Worker (R$ 4.190)
Adiciona: Alarme, vidros e travas elétricas, fechadura elétrica da caçamba, capota marítima, protetor de cárter e ajuste de altura do banco do motorista.

Strada Freedom 1.3 Cabine Plus : R$ 106.990
Pacote Endurance + calotas, capota marítima, detalhes externos na cor do veículo, direção elétrica, travas e vidros elétricos e brake-light.

Strada Freedom 1.3 cabine dupla : R$ 112.990
Pacote Freedom + airbags laterais e vidros elétricos traseiros.

Opcionais das versões Freedom: Pacote Design Tech (R$ 2.100) Adiciona: Rodas aro 15 e pneus 195/65 e sensor de estacionamento traseiro.

Strada Volcano 1.3 cabine dupla : R$ 114.990
Pacote Freedom + Barras no teto, faróis de LED, central multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, rodas de 16 polegadas, santoantonio, sensor de estacionamento traseiro e tapetes

Opcionais: Pacote Volcano Plus MT (R$ 3.500)
Adiciona: Ar-condicionado automático digital, bancos em couro/tecido com apoio de braço para o motorista e carregador sem fio.

Strada Volcano 1.3 Automática cabine dupla : R$ 120.990
Pacote Volcano + câmbio automático CVT de 7 marchas simuladas, volante em couro, borboletas atrás do volante para troca de marchas e carregador de celular sem fio.

Opcionais: Pacote Volcano Plus (R$ 3.000)
Adiciona: Ar-condicionado automático digital, bancos com apoio de braço para o motorista e câmera de ré.

Strada Ultra 1.0 Turbo Automática cabine dupla : R$ 132.990
Pacote Volcano + dianteira com detalhes prateados, ar-condicionado automático, bancos de couro na cor preta, estribos laterais e faróis de neblina de LED

Strada Ranch 1.0 Turbo Automática cabine dupla : R$ 132.990

Pacote Volcano + emblemas exclusivos da versão Ranch, bancos de couro na cor preta e marrom e pneus de uso misto

Caçamba e capacidade de carga :

Caçamba vem com protetor de série; volume perde para o da Fiat Strada
Julio Cabral
Caçamba vem com protetor de série; volume perde para o da Fiat Strada

Para quem precisa de espaço, a Strada é mais recomendada. São 1.354 litros de volume na caçamba e 720 kg de capacidade de carga nas versões de cabine simples, enquanto a Saveiro traz 942 litros e 664 kg . Nas versões cabine dupla, a capacidade da Saveiro é diminuída para 580 litros e 605 kg de carga . Na Strada cabine dupla, a caçamba abriga 844 litros de volume, enquanto a capacidade de carga é de 650kg . Vantagens de uma plataforma mais nova. Aqui o ponto é para a Strada .

Motorização, consumo e desempenho :

A Saveiro conta apenas com o motor 1.6 16V de 116/106 cv  e 16,1/15,4 kgfm (etanol/gasolina) e somente câmbio manual . A Strada traz motor 1.3 de 107/98 cv (etanol/gasolina) e 13,6/13,1 kgfm de torque, com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de 7 marchas simuladas na versão Volcano. Há também o motor 1.0 Turbo de 130/125 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com o câmbio automático. 

O consumo da Saveiro é de 7,9 km/l e 9,1 km/l com etanol na cidade/estrada e 11,5 km/l e 12,9 km/l na cidade/estrada com gasolina.

A Strada 1.3 manual faz médias de 8,9 km/l e 10 km/l na cidade/estrada no etanol, e registra 12,5 km/l e 14,3 km/l nos mesmos trajetos com gasolina. Com motor turbo , as médias são de 8,3 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, as médias são de 12,1 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

A aceleração do zero aos 100 km/h na Saveiro cabine simples é de 9,9/10,4 segundos no etanol/gasolina contra 11,6/12,5 segundos da Strada 1.3 manual. As versões cabine dupla registram 10,1/10,6 segundos no caso da VW, contra 11,8/12,7s da Strada, algo esperado por conta do motor maior e mais potente da Saveiro. Em compensação, a Strada 1.0 turbo completa a prova em 9,5/9,8 s. 

Podemos considerar empate, já que, nas versões de entrada, a vitória em termos de desempenho é da Saveiro, mas na topo de linha, o desempenho do motor turbo da concorrente fala mais alto.

Espaço interno e conectividade :

Interior da Saveiro ganhou apenas novos detalhes nos acabamentos
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Interior da Saveiro ganhou apenas novos detalhes nos acabamentos

A Volkswagen segue apostando na antiga plataforma do Gol , enquanto a Strada traz a cabine do Mobi , um pouco mais moderna, embora nem tanto. Itens como airbags laterais e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio são encontrados na Strada Volcano 1.3 (R$ 114.990), enquanto na Saveiro Extreme 1.6 (R$ 114.580) os airbags são apenas frontais e é necessário o uso de um cabo para fazer a conexão. A central multimídia é de 6”, menor que a da Strada, de 7”.

A cabine dupla da Strada é mais espaçosa que a da Saveiro e o acesso aos bancos traseiros é facilitado por conta das duas portas extras. O espaço para as pernas na picape da Fiat não é o ideal, mas é muito superior ao da picape da Volkswagen.

Espaço no banco de trás é bem reduzido para as pernas e ombros
Julio Cabral
Espaço no banco de trás é bem reduzido para as pernas e ombros

Por R$ 3.500 acima do preço de tabela, o cliente da Strada Volcano consegue equipar sua picape com carregador de smartphone sem fio e ar-condicionado digital , mimos que a Saveiro não oferece. Seu pacote opcional custa R$ 2.160 e adiciona controle de velocidade de cruzeiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor interno fotocrômico.

Impressões ao dirigir

Aqui a Saveiro ainda continua a ser agradável, apresentando uma dinâmica mais apurada. No entanto, a direção hidráulica pesada e outros fatores entregam a idade do projeto, que também desagrada no diâmetro de giro de 12,3 metros - manobrar em espaços pequenos é importante em qualquer veículo. A principal vantagem da picape da VW é o desempenho maior do 1.6 quando comparada ao 1.3 da Fiat

Por sua vez, a Strada tem direção melhor calibrada e câmbio manual menos ruidoso, embora não tão preciso quanto o da Volks. O motor 1.3 tem boa presença em baixas rotações , mas não dá para ignorar o fato da Saveiro ter maior potência e torque. Por outro lado, o utilitário da Fiat consome bem menos e leva mais carga total e volume da caçamba, algo essencial para quem deseja um modelo voltado ao trabalho, mas que também é importante para aqueles que buscam um carro para lazer.

Falando em lazer, a Saveiro Extreme tem preço perigosamente próximo ao da Strada Volcano , R$ 114.580, face R$ 114.990, que tem a vantagem de ter pacote de equipamentos superior (o que inclui central com parelhamento de smartphones sem fio e faróis de LED) e, claro, as quatro portas . E ainda conta com a opção de câmbio CVT por R$ 120.990, cerca de R$ 6 mil a mais, mas com a vantagem de ser mais adequado ao trânsito pesado. 

Já a  Strada turbo sai por R$ 132.990 , muito longe da Saveiro. Podemos dizer que ela concorre mais com a  Chevrolet Montana do que com a picapinha rival.

Visual

A versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceria
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A versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceria

O conceito mais subjetivo do comparativo é também o mais importante para a Saveiro. Para ganhar uma sobrevida, a Volkswagen deu à picape novos para-choques e faróis , o que a aproxima um pouco mais da atual linha de design da marca, mas sem o mesmo efeito. Na traseira, a versão Extreme traz um adesivo na cor preta para ligar as lanternas que parece ser inspirado nos SUVs Nivus e T-Cross . No entanto, a simplicidade desse toque fica longe do efeito das peças usadas para os utilitários. 

Linha vermelha na grade dianteira estreou na Strada e agora está na Toro
Julio Cabral
Linha vermelha na grade dianteira estreou na Strada e agora está na Toro

Depois do lançamento, em 2020, a Strada só ganhou novidades visuais nas opções Ranch e Ultra , as topo de linha, e traz um novo para-choque com uma peça prateada entre as grades, que passa uma sensação de robustez para a picape.

O leitor que faça suas considerações e decida qual picape compacta é mais bonita. Na minha opinião, a Strada é a mais bem acertada em todas as opções.

Conclusão :

Considerando todos os quesitos acima, a Strada se mostra uma opção mais interessante para quem precisa de uma picape compacta voltada para o trabalho . A Saveiro aposta na potência de seu 1.6, mas acaba consumindo mais combustível. Quem precisa de um carro multiuso e optar pelas versões mais caras, irá encontrar na Strada um ambiente mais completo e com mais conforto para os passageiros, mas irá pagar cerca de R$ 18 mil a mais

A Strada mostra que a renovação da picapinha com uma nova base foi acertada . A nova Saveiro é a tentativa da Volkswagen de atualizar um produto bom, mas que sente os 14 anos de mercado . Resta aguardar uma eventual nova geração, que deve demorar bastante tempo para chegar.

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