Alguns proprietários de Honda City hatch e sedã da nova geração (2021 adiante) estão reportando problemas que causam uma perda de potência , resultando em uma redução brusca da aceleração. Alguns relatos chegam a mencionar que o veículo se viu limitado a uma velocidade máxima de 50 km/h em estradas. Esse problema é atribuído a uma falha na bomba de alta pressão do sistema de injeção direta de combustível.
O veículo em movimento sofre uma diminuição da velocidade, mesmo quando o pedal do acelerador é pressionado ao máximo. Nisto, aparece uma mensagem de alerta no painel do veículo indicando "Problema no sistema de emissão. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária".
No site Reclame AQUI , foram registradas duas reclamações relacionadas a esse problema. Um dos proprietários relatou uma perda súbita de velocidade que o obrigou a parar no acostamento durante uma viagem.
"Em uma viagem durante o feriado da Proclamação da República, enquanto trafegava pela rodovia, a luz de alerta da injeção acende, o carro perde potência subitamente e me obriga a encostá-lo no acostamento. Detecto somente um corte na potência próxima aos 3 mil RPMs."
O mesmo ocorreu na volta da viagem, mas após 15 min, com velocidade reduzida, o condutor retornou à viagem.
"No retorno da viagem, mais uma vez o problema acontece, indicando defeito no sistema de injeção e perda repentina de potência, seguidos pelos demais alertas. Após uma parada de 15 minutos no posto, os alertas não são mais mostrados e sigo viagem com velocidade reduzida e acelerações suaves", escreve o dono.
Outro incidente semelhante ocorreu com uma mulher de Jacuípe, na Bahia, no ano passado. O veículo apresentou uma redução de velocidade e potência, com a exibição de uma mensagem no painel indicando "Problema no sistema de emissão", finaliza.
''O veículo apresentou uma redução de velocidade e potência, com a exibição de uma mensagem no painel indicando "Problema no sistema de emissão. A potência pode ser reduzida. Contate a concessionária". Após várias tentativas de reinicialização, o problema persistiu, levando o veículo até a concessionária, onde foi diagnosticada uma falha na bomba de alta pressão do motor. O veículo foi encaminhado para reparo, com uma previsão de conclusão entre 10 a 15 dias, devido à espera pela peça necessária.’’, comenta a proprietária de um City 2022.
A jornalista Paula Gama , no UOL , também apurou situações, uma delas com a jornalista Bárbara Paludeti , que relatou a perda de potência na estrada também.
"Meu carro não tem um ano de uso. Estava em uma rodovia quando ele engasgou, falhou e perdeu potência. Eu não conseguia passar de 50 km/h. Em seguida, apareceu uma luz no painel e o aviso sobre problema no sistema de injeção" , comenta a jornalista do VivaBem.
A reportagem do iG Carros entrou em contato com algumas concessionárias da Honda em São Paulo para discutir a situação e fomos informados sobre os procedimentos e recomendações.
Para quem tem garantia de três anos, a substituição da peça da bomba de alta pressão e a mão de obra não têm custo. Já o modelo, fora de garantia, faz o consumidor pagar R$ 1.759 pela peça mais a mão de obra , totalizando R$ 2,3 mil. Essa peça é levada para a própria Honda , que verifica o erro para fazer o reparo. Tudo isso pode ser ocasionado, segundo o consultor técnico, devido ao mau combustível, sendo recomendável utilizar postos de bandeiras para esses modelos.
Ao perguntar sobre a quantidade de reclamações, duas concessionárias mencionaram poucos casos, em cada 100 carros, 5 defeitos ocorrem. Outras relataram que é um problema eventual, mas a montadora cobre os donos, desde que o veículo esteja na garantia de três anos. O prazo para o reparo é de três dias, mas os proprietários relataram dentre duas semanas.