A operação da Ford na Índia é ainda mais complicada que a do Brasil . No país asiático a fabricante fechou suas portas após o fim da produção do Ecosport por lá em 2021, mas pode voltar ao país com um novo SUV compacto , segundo a imprensa local.
Segundo o portal Rushlane , a Ford indiana registrou patentes do design de um novo SUV com medidas de 4 metros de comprimento , que pode ser a reencarnação do EcoSport para o mercado indiano.
O registro de patente apresenta similaridades com um projeto flagrado em 2020, de uma parceria entre a Ford e a indiana Mahindra, para desenvolver um SUV nessas proporções.
É possível notar a grade similar aos demais modelos da Ford nos Estados Unidos e três filetes de LED nas extremidades. O registro de patente parece não contar com os LEDs, indicando uma atualização no projeto.
Retorno à Índia com Mustang Mach-E
A Ford indiana registrou o nome do Mustang Mach-E no mercado local no mês passado, o que pode significar o retorno da Ford ao país asiático. Os rumores são reforçados pelo anúncio de novas vagas de emprego no país e também o registro local do Ford Endeavour, versão SUV da Ford Ranger .
Além disso, a Ford indiana também cancelou o contrato de venda da fábrica da marca em Chennai, o que pode reforçar ainda mais os planos de retorno ao país.
E o Brasil?
Um novo SUV com cerca de 4 metros de comprimento poderia ser um produto interessante no mercado brasileiro, já que poderia competir com os hatches compactos e também os SUVs de entrada , como Fiat Pulse , por exemplo.
Entretanto, a fábrica da Ford em Camaçari , na Bahia, já foi devolvida para o Governo da Bahia e está sendo adquirida pela BYD . Caso o SUV seja produzido no México ou na Argentina, onde a marca produz a Ranger , o novo modelo poderia chegar com preços relativamente competitivos e aproveitar o sucesso do nome EcoSport em nosso mercado.
Atualmente, a operação da Ford no Brasil consiste apenas em veículos importados e de segmentos mais luxuosos, além da linha comercial da marca .