Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing realizaram uma volta no Autódromo de Interlagos na última etapa de 2023
Divulgação/Vicar
Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing realizaram uma volta no Autódromo de Interlagos na última etapa de 2023

No ano passado, durante a última etapa da Porsche Cup Brasil , exploramos  como os carros da categoria são transportados e as diferenças entre o carregamento dos Porsches de rua. Agora, com a temporada 2024 da Stock Car Pro Series prestes a começar, as atenções se voltam para a etapa de Goiânia , que promete grandes disputas entre modelos como Chevrolet Cruze e Toyota Corolla , que correrão pelas 12 rodadas do calendário.

iG Carros embarcou rumo à Stock Car para uma entrevista exclusiva com o chefe de equipe da Full Times Sports, Maurício Ferreira. Tivemos a oportunidade de esclarecer as principais dúvidas sobre a montagem de um carro de competição, as dificuldades enfrentadas e as diferenças em relação aos veículos de uso diário.

Rubens Barrichello chegando no Autódromo de Goiânia Divulgação/Vicar
Fernando Barrichello (esquerda), ex-piloto da Fórmula 4 Brasil, e Eduardo Barrichello (direita), piloto da Full Times, realizando uma caminhada no Autódromo de Goiânia Divulgação/Vicar
Gianluca Petecof fará sua terceira temporada na Stock Car  Divulgação/Rafa Catelan/RF1
Arthur Leist é o novo piloto da Full Times Sport e fará sua corrida de estreia no Autódromo de Goiânia Divulgação/Rafa Catelan/RF1
Maurício Ferreira - chefe de equipe da Full Times Sport Divulgação/Vicar

A equipe Full Times Sports conta com pilotos como Rubens Barrichello, Gianluca Petecof, Eduardo Barrichello e o estreante Arthur Leist , todos competindo a bordo do Toyota Corolla.

Para começar, é mais fácil destacar as semelhanças do que as diferenças. De acordo com Maurício, a única coisa que sobra do Corolla de rua no modelo da Stock Car é a carcaça ou silhueta. 

"Corremos com 100% da chapa que constrói o início do monobloco do carro de rua. Então, quando você olha as chapas laterais e o teto, é exatamente aquilo que sai da fábrica para iniciar a construção de um Corolla de rua" , explica.

Demais peças como capô, porta e para-choques, que mantêm a similaridade no desenho, contam com adaptações feitas em fibra de vidro. Essas adaptações incluem apêndices, por exemplo nos para-choques, devido à maior largura, em função das bitolas que são alargadas.

Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing dando uma volta no Autódromo de Interlagos  Divulgação/Vicar
Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing dando uma volta no Autódromo de Interlagos  Divulgação/Vicar
Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing dando uma volta no Autódromo de Interlagos  Divulgação/Vicar
Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing dando uma volta no Autódromo de Interlagos  Divulgação/Vicar
Toyota Corolla da Stock Car, Corolla GR-Sport e Corolla Gazoo Racing dando uma volta no Autódromo de Interlagos  Divulgação/Vicar

Em termos de dimensões, o entre-eixos do Corolla da Stock Car é bastante similar ao do modelo de rua, com 2,741 mm ante os 2,700 mm do Corolla padrão. No entanto, o modelo de competição é mais longo, largo, mais baixo  e ligeiramente mais leve. São 5,500 mm de comprimento , 1,880 mm de largura (sem espelho), 1,300 mm de altura , vão livre do solo de 63 mm (mínimo) e peso de 1.385 kg com piloto. Já o Corolla de passeio detêm 4,630 mm de comprimento , 1,780 mm de largura (sem espelho), 1,455 mm de altura , 148 mm de vão livre do solo e peso de 1.405 kg.

Quanto ao tanque de combustível, o modelo da Stock Car conta com um tanque de borracha deformável revestido por um cofre de fibra de carbono, com capacidade para 114 litros , enquanto o Corolla de rua possui um tanque com capacidade de 50 litros. Os faróis, lanternas, grade dianteira e emblemas são os mesmos. Apenas os retrovisores sofreram um afinamento de 30 mm, devido às regras da categoria, ajudando na redução do arrasto aerodinâmico.    

O chefe da equipe destaca ainda o controle de custos da categoria atrelado à competitividade, enfatizando que tanto a Chevrolet quanto a Toyota fazem uso das mesmas peças terceirizadas.

"Os chamados monotipos são a utilização da mesma peça tanto para Chevrolet e Toyota sob a carroceria. Independentemente de serem de várias marcas, a Stock Car está se preparando para a chegada de duas novas montadoras em 2025. Esses carros precisam ser monotipos para controlar os custos e evitar desenvolvimentos de fábrica (Chevrolet e Toyota) sem um retorno significativo.’’

Isso significa que várias peças são compartilhadas entre os modelos da Toyota e os adversários da Chevrolet para controlar os custos. Assim, os freios, suspensão, molas, diferencial e transmissão são os mesmos para todos.

Freios do Toyota Corolla da Stock Car
Luiz Forelli Santana/iG Carros
Freios do Toyota Corolla da Stock Car

Por essa razão, os freios utilizados em todos os carros da Stock Car são da marca Fremax , com pastilhas de freio da Fras-le . Os freios dianteiros são a disco ventilados e perfurados, com seis pistões, enquanto os traseiros são a disco ventilados e perfurados, com quatro pistões. Voltando para a comparação com o Corolla de rua, o sedã vem equipado com discos ventilados, ABS (Sistema Antitravamento de Freios), EBD (Distribuidor Eletrônico de Frenagem) e BAS (Sistema de Assistência de Frenagem) na dianteira, e discos sólidos com ABS, EBD e BAS na traseira.

O uso de monotipos em todos os carros da Stock Car visa garantir a igualdade das equipes e promover competitividade na categoria. Lembrando que mesmo os veículos sendo semelhantes, alguns acertos são permitidos. Os pilotos têm liberdade para ajustar aspectos como ângulos de asa, altura da suspensão, spoiler, entre outros.

Motor do Toyota Corolla da Stock Car Luiz Forelli Santana/iG Carros
É lindo de ver a obra prima japonesa do motor, mas na prática precisamos conversar Luiz Forelli Santana/iG

A motorização e transmissão do Stock Car também é tercerizado. O motor é feito por um fornecedor norte-americano, que também faz motores da NASCAR da Toyota . Ele é um Toyota 6,8 litros , V8, 16 válvulas, movido a gasolina, que entrega 460 cv a 6.150 rpm e 61,2 kgfm de torque a 5.000 rpm. Com o ''push'' acionado (botão de ultrapassagem), o motor alcança o s 550 cv e 71,4 kgfm de torque. 

Já os Stock Car da Chevrolet utilizam o LS3 , que já equipou  Corvette e Camaro com as mesmas cavalarias e torques citados.  

Já a transmissão é a mesma utilizada pelas duas montadoras: XTrac semi-automático de seis marchas , com acionamento por paddle shifts e dupla embreagem. A velocidade máxima com o botão do push acionado é em torno de 280 km/h. A tração é traseira

Já o Corolla de rua utiliza um motor 2,0 litros de 16 válvulas, flex, que entrega 169 cv na gasolina e 175 cv no etanol a 6.600 rpm e 21,3 kgfm de torque a 4.400 rpm. A transmissão é CVT que simula até dez velocidades com conversor de torque. A velocidade máxima é de 205 km/h controlada eletronicamente. A tração é dianteira. 

A suspensão utilizada na Stock Car também difere-se dos modelos de rua. Enquanto o Corolla comum utiliza suspensão independente nas quatro rodas, McPherson na frente e multilink atrás, para trazer maior conforto e maciez, no Corolla de Stock as suspensões precisam ser mais firmes. Nos modelos de competição são utilizados triângulos duplos sobrepostos tanto na traseira quanto na dianteira. 

Por fim, as rodas e os volantes também são diferentes. As rodas do Stock Car é aro 18’’ com pneus Pirelli PZero slicks de 305/660 (os de chuvas a mesma medida). Já o Corolla de rua detém aro 17’’ de liga leve com pneus 215/50. O interior, claramente, é todo modificado com reforços estruturais por todo carro, bancos em fibra de carbono e volante desenhado para o piloto. Na Stock Car a direção tem assistência hidráulica, enquanto o Corolla de rua oferece assistência elétrica progressivo (EPS). 

Sedã médio apresenta ótimas linhas, visual moderno e espaço interno razoável, mas não apresenta nenhuma novidade que você bata o olho e diga: ''Como ninguém nunca pensou nisso?''
Luiz Forelli Santana/iG
Sedã médio apresenta ótimas linhas, visual moderno e espaço interno razoável, mas não apresenta nenhuma novidade que você bata o olho e diga: ''Como ninguém nunca pensou nisso?''

O valor de um carro da Stock Car atualmente é difícil de estimar com precisão, mas de acordo com o chefe de equipe de Rubens Barrichello, gira em torno de R$ 1,5 milhão. Em comparação, o Corolla mais caro disponível à venda, o Altis Premium Hybrid , já avaliado por nós , tem o preço de R$ 198.990. 

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