Sistema híbrido leve
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Sistema híbrido leve "V-Active" equipa a Hilux na Europa e na Austrália

O futuro do setor automotivo passa por soluções cada vez mais pautadas na redução de emissões de poluentes . Por isso vemos o aumento de motores turbinados , híbridos e carros 100% elétricos . É justamente pensando na redução de emissões que a Toyota  pode retirar de linha o motor diesel da  Hilux e da Land Cruiser Prado no mercado australiano.

Em entrevista ao portal Carsguide , Sean Hanley, Vice presidente de Vendas e Marketing da Toyota australiana declarou que vê o fim da linha para os motores diesel próximo:

“Honestamente, eu falava sobre o fim do diesel bem antes dos novos padrões de emissões se tornarem reais. Acredito que o diesel se manterá vivo, mas temos combustíveis sintéticos chegando, hidrogênio e carros 100% elétricos em desenvolvimento”, declarou o executivo.

“O diesel é relativamente barato e capaz, além de aproveitar da infraestrutura existente e dos motores que o aceitam. Mas estamos descobrindo que motores a gasolina turbinados e com quatro cilindros não são tão ruins. A tecnologia está avançando”, completou.

Hilux só conta com motorização diesel no Brasil
Luiz Forelli Santana/iG
Hilux só conta com motorização diesel no Brasil

Um dos avanços citados pelo executivo pode ser as tecnologias híbridas plug-in que, quando usam energia elétrica, entregam até mais torque que os motores movidos a diesel e demandam uma estrutura muito mais simples que a de carros exclusivamente elétricos.

A nova geração da Land Cruiser Prado será oferecida na Austrália com motor híbrido a gasolina, apesar de ter sido inicialmente confirmada com propulsor a diesel.

“Estamos investigando o potencial de cada powertrain para o nosso mercado. É parte da nossa estratégia de descarbonização global.”

Vale ressaltar que na Austrália a Toyota já oferece versões híbridas da Hilux . No caso, o sistema híbrido-leve adiciona um pequeno gerador elétrico de 48 volts que reduz o consumo de combustível do motor em cerca de 10%, mas não tem capacidade de mover o carro sozinho.

Para o Brasil, ainda não há previsão de uma versão com motorização eletrificada da Hilux, apesar da Toyota ser pioneira na eletrificação. Produzida na Argentina, uma motorização mais moderna só deve chegar após a reestilização da Hilux, aguardada para 2025.

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