Assim como a Volkswagen com a Tarok e a Renault com a Niagara , a Toyota também planeja lançar uma picape média-compacta híbrida plug-in flex no mercado brasileiro, com produção prevista na planta de Sorocaba , interior de São Paulo. Essa iniciativa visa competir com os modelos citados, além da Fiat Toro e Chevrolet Montana.
De acordo com informações do sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba , apurado pelo Auto Data , confirmando a informação antecipada do Autos Segredos , a produção da picape começaria após o lançamento do Yaris Cross , previsto para o final de 2024 ou início de 2025 , com a chegada ao mercado brasileiro prevista para meados de 2027 , dependendo da receptividade do mercado.
Essa informação coincide com os planos de investimento anunciados pela montadora em setembro do ano passado, que incluem a introdução de uma mecânica híbrida nos próximos 5 anos.
Marcelo Silva, dirigente sindical e integrante do CSE Toyota , destacou que a intenção é fabricar a nova picape híbrida em Sorocaba, uma vez que a unidade é capaz de produzir todos os modelos da marca, incluindo a Hilux , se necessário.
"A fábrica de Sorocaba é fundamental para o futuro da Toyota no Brasil."
Ainda há incertezas em relação à picape, incluindo a plataforma que será utilizada, que pode ser a TNGA ou a DNGA , uma variante mais acessível da TNGA.
Quanto ao design, não há informações concretas, mas a Toyota apresentou uma picape elétrica de porte pequeno no Salão de Tóquio do ano passado, que pode servir como pequena referência.