No início da semana passada, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11 bilhões no Brasil , ficando atrás apenas da Volkswagen (R$ 16 bi) e da Stellantis (R$ 30 bi). Junto do anúncio, foi destacado que a produção do Yaris Cross será adiada para 2025. O SUV projetado para competir com modelos como J eep Renegade, Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks , entre outros, estava previsto para chegar ao mercado no final deste ano, mas devido ao atraso, a expectativa agora é que o SUV compacto esteja entre nós por volta de março de 2025.
De acordo com o comunicado oficial da montadora, parte desse investimento, no valor de R$ 5 bilhões, já está assegurado até 2026.
“desse montante (R$ 11 bilhões), R$ 5 bilhões já estão confirmados até 2026 e incluem a produção de um novo veículo compacto híbrido flex, já anunciado no ano passado e com previsão de produção para 2025”. Vale ressaltar que o montante destinado à produção do Yaris Cross totaliza R$ 1,7 milhão.
Embora não tenha sido fornecida uma explicação detalhada sobre o atraso, em dezembro de 2023, o modelo teve suas vendas suspensas na Ásia devido a irregularidades nos testes de batida dos airbags, o que pode ter impactado a produção do veículo no Brasil.
Além do anúncio do adiamento, a montadora japonesa confirmou o fechamento da fábrica responsável pela produção do Corolla desde 1998.
A linha de montagem do sedã será transferida para a planta de Sorocaba, no interior de São Paulo.
A produção do SUV compacto Yaris Cross ocorrerá também em Sorocaba, enquanto o motor híbrido-flex , que equipará os modelos, será fabricado na unidade de Porto Feliz (SP) . Esta nova propulsão será uma atualização do motor 1.5 flex já conhecido, utilizado nos modelos Yaris sedã e hatch.
O Yaris Cross é um SUV compacto com dimensões de 4,31 metros de comprimento, 1,77 metros de largura, 1,61 metros de altura e 2,62 metros de entre-eixos. Sua plataforma é uma variante de custo reduzido da utilizada pelo Corolla e Corolla Cross , chamada de DNGA. No mercado asiático, o veículo é oferecido com motor 1.5 aspirado de 106 cv e 14 kgfm ou na versão híbrida , que combina um propulsor a combustão a um elétrico, gerando 112 cv e 14,3 kgfm de torque. No entanto, para o mercado brasileiro, o modelo será lançado apenas como híbrido-flex, conforme denominado pela própria montadora, como “veículo compacto híbrido flex”.