Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a compra de carros novos cresceu 10,6% em relação ao primeiro trimestre de 2023. No total, foram 483.303 emplacamentos, contra 436.754 do mesmo período no ano passado.
De acordo com o levantamento da Fenabrave, é possível perceber que a venda de carros de passeio e comerciais leves aumentaram. O segundo grupo, por sinal, teve aumento de 17,25% , o que significa que o brasileiro está buscando mais por picapes, por exemplo . Não à toa, modelos como Ram Rampage , Fiat Titano e a nova geração da Ford Ranger foram lançados no período.
Motocicletas também apresentaram um grande aumento. Das 357.047 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2023, agora a quantidade emplacada é de 432.288, representando um crescimento de 21,07%.
Entretanto, considerando a participação de caminhões e ônibus, esses segmentos apresentaram queda de 5,61% e 27,93%, respectivamente.
Considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários, 2024 já conta com 1 milhão de emplacamentos, atingindo essa marca antes de 2023, só ultrapassada em abril, e superando ainda 2022, quando a barreira de 1 milhão de emplacamentos só foi superada em maio.
De acordo com o presidente da Fenabrave, Andreta Junior , o que pode explicar o aumento das vendas de carros zero km é a redução na taxa de juros e o aumento de aprovação de financiamentos.
Historicamente, o setor automotivo conta com altos índices de financiamento. Com taxas de juros reduzidas e mais crédito, a tendência é que as vendas de carros financiados cresçam nos próximos meses.