O posto de carro mais vendido do Brasil tem um novo dono. Pela primeira vez em 2024 , a Fiat Strada não figurou no topo do ranking divulgado pela Fenabrave , sendo superado pelo Volkswagen Polo . Com 11.943 unidades emplacadas em março , além de liderar o mês, o Polo se tornou o veículo mais vendido do país, com 27.263 unidades vendidas , sendo ainda o primeiro modelo a emplacar mais de 10 mil unidades mensais em 2024 .
Vale ressaltar o sucesso das vendas do Polo para empresas e produtores rurais . Somente em março, foram 8.802 unidades comercializadas através das vendas diretas . Percentualmente, 73,7% das vendas do modelo foram para CNPJ . A tendência é que esse número cresça ainda mais, visto que a VW lançou o Polo Robust , pensado para produtores rurais, no mês passado.
O segundo carro mais vendido foi o Chevrolet Onix , com 7.753 unidades , seguido do Fiat Argo , com 6.850. Vale ressaltar o bom desempenho do hatch da Fiat , que encerrou o trimestre como terceiro carro mais vendido, perdendo apenas para Polo e Strada e empatado com o Hyundai HB20 , ambos com 18.053 emplacamentos .
Entre os SUVs , o Volkswagen T-Cross apresentou um bom desempenho, totalizando 5.462 emplacamentos, logo à frente do Nissan Kicks , que aparece com 5.034 unidades vendidas .
Vale destacar ainda a queda do Peugeot 208 , que figura a 33ª posição da lista dos automóveis , com apenas 1.129 emplacamentos - 400 a menos que em fevereiro; o crescimento do Caoa Chery Tiggo 7 , pulando de 522 unidades em fevereiro para 1.745 unidades em março , graças à mudança na tabela de preços do modelo .
Vale ressaltar ainda a aparição do Renault Kardian , que já registra 616 emplacamentos - quase o dobro do Sandero - e também o C3 Aircross , com 710 emplacamentos, superando as 457 unidades emplacadas do Spin , que recebeu um novo visual no fim do mês passado .
Entre os utilitários leves vale destacar que nenhuma unidade do Fiat Titano foi emplacada em março , muito provavelmente pois as picapes ainda estão chegando nas concessionárias.
Por outro lado, vale destacar que quatro unidades do Renault Kwid estão entre os comerciais leves emplacados . No Brasil, o Kwid nunca recebeu uma versão “cargo”, entretanto, existe uma variante 100% elétrica e de carga do Dacia Spring , irmão europeu do Kwid. Será que teremos um Kwid E-tech comercial em breve?
Além disso, foram emplacadas também 4 unidades do Nissan Townstar
, um furgão 100% elétrico
de 4,48 m de comprimento derivado do Renault Kangoo E-Tech
. Ainda não se sabe se a Nissan planeja oferecer um furgão por aqui, mas o movimento chama a atenção.