A Fiat anunciou oficialmente a chegada da tão aguardada Titano , sua primeira picape para o segmento D no Brasil . Com preços entre R$ 219.990 e R$ 259.990 , a nova rival da Toyota Hilux , Chevrolet S10 , Mitsubishi L200 , Ford Ranger e Nissan Frontier , estreia apostando em preço baixo e na tradição da Fiat em picapes para conquistar clientes fiéis às demais marcas e modelos.
De acordo com a Fiat , o planejamento da Titano é disputar uma fração do segmento D, o das picapes médias. Esse mercado representa cerca de 30% de todo o volume de picapes do Brasil , o que em volume significa de 123 mil unidades por ano , segundo dados da inteligência da Stellantis .
A Titano chega ao mercado em três versões: Endurance , Volcano e Ranch, tradicionais nomenclaturas da gama da Fiat e possui públicos bem definidos.
Por R$ 219.990 , a versão Endurance é voltada para quem procura um veículo 4x4, robusto e resistente para o trabalho , tanto que a picape traz para-choques pretos, rodas de aço e interior mais simples.
Entre os equipamentos de série da Titano Endurance estão: ar-condicionado , volante multifuncional , controle de cruzeiro, piloto automático, bloqueio de diferencial traseiro , assistente de reboque, controle de subida e descida, assoalho de vinil, luz de caçamba e conexão com smartphone .
A versão Volcano custa R$ 239.990 é para quem faz um uso mais urbano das picapes e, segundo a Fiat, gosta de pegar a estrada, do porte elevado e da robustez oferecida por uma picape.
De série, essa opção oferece os itens da Endurance e adiciona bancos e volante revestido em couro, central multimídia de 10 polegadas com Android Auto , Apple CarPlay e reconhecimento de voz , câmera 180º off-road , sensor de estacionamento com câmera de ré , rodas de liga leve diamantadas, tomada 12V na caçamba, assoalho em carpete, protetor de caçamba e capota marítima .
A versão Ranch custa R$ 259.990 e é pensada para quem enxerga uma picape média como símbolo de status e quer uma picape que chame a atenção . A missão da Titano será muito árdua, uma vez que rivais como Rampage , Ranger e claro, Hilux , já possuem presença mais consolidada no mercado brasileiro e também no imaginário popular como carros que representam status .
Além dos itens da versão Volcano , a Ranch traz ainda ar-condicionado digital de duas zonas , aviso de saída de faixa, rebatimento automático dos retrovisores, câmera 360º off-road , bancos com ajustes elétricos , sensor de chuva e crepuscular, sensor de estacionamento dianteiro, navegação embarcada, santantonio cromado , estribos laterais , conjunto óptico em LED, e rodas de 18 polegadas .
O motor é sempre 2.2 turbodiesel de 180 cv de potência e 40,78 kgfm de torque (37,72 kgfm na Endurance). Segundo a Fiat, a capacidade de reboque é de 3,5 toneladas . O ângulo de entrada é de 29º , o de saída 27º , enquanto a capacidade máxima de imersão é de 600 mm .
Segundo a Fiat, a Titano é capaz de atingir os 100 km/h em 12,4 segundos , enquanto a velocidade máxima é de 175 km/h. O consumo, já medido pelo Inmetro, é de 8,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na rodovia .
A suspensão dianteira é independente e utiliza braços oscilantes e barra estabilizadora, entretanto, a traseira é dependente e usa feixe de molas . O diâmetro de giro é de 14 metros, e a direção conta com auxílio hidráulico, enquanto o peso da picape em ordem de marcha é de 2.150 kg.
Na fita métrica, a Titano marca 5,33 metros de comprimento, 1,89 m de altura, 1,96 m de largura (sem retrovisores), 3,18 m de entre-eixos e altura do solo de 235 mm . A caçamba tem capacidade para 1.020 kg em todas as versões e conta com 1,63 m de largura máxima e volume útil de 1.109 litros (VDA).
Produzida no Uruguai, a Titano será ainda o primeiro modelo da Fiat a oferecer cinco anos de garantia de fábrica , ficando na média das rivais do segmento, mas atrás da Frontier, que oferece um ano a mais.