A Jeep está se movimentando nos bastidores da indústria automotiva do Brasil. Nesta semana, a empresa estadunidense registrou dois SUVs 100% elétricos no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). O primeiro é o Recon, um SUV que lembra o Renegade e o Wrangler , e o outro é um modelo de luxo, o Wagoneer S .
O Recon será o primeiro dos dois modelos a ser produzido, previsto para ser lançado ainda este ano, com fabricação no México. Com visual que lembra o Wrangler, o Recon pode ser considerado um sucessor do modelo para a era elétrica.
O conceito pode parecer pequeno, mas será baseado na plataforma STLA Large, que permite modelos de 4,76 m de comprimento; 1,89m de largura; 2,87 m de entre-eixos, o porte próximo ao de um Commander, por exemplo.
O Recon poderá ter suas portas removidas, um recurso já conhecido do Wrangler, por exemplo. Dados de potência não foram revelados ainda, mas é de se esperar dois motores elétricos, um em cada eixo, grande capacidade off-road, e também um alcance elevado, uma vez que sua plataforma permite até 800 km com uma bateria. Mais detalhes sobre o modelo serão revelados ainda este ano.
O outro modelo que apareceu no INPI foi o Wagoneer S, também baseado na plataforma STLA Large, mas que deve contar com uma abordagem mais luxuosa, considerando que nos Estados Unidos, o Wagoneer é o modelo mais caro oferecido pela Jeep.
O Wagoneer S ainda não tem data para começar a ser produzido, muito menos detalhes sobre dimensões e motorização, apenas que terá cerca de 600 cv de potência. Baseado também na plataforma STLA Large, o Wagoneer S deve ter alcance abaixo dos 800 km.
A Stellantis vem apostando forte na eletrificação no mercado americano. Além dos novos modelos da Jeep, Chrysler e Dodge também contarão com modelos elétricos no futuro, com a Jeep sendo a responsável por iniciar a era elétrica no continente.
Se tratando de mercado brasileiro, os dois modelos podem sim chegar ao país, entretanto, o Recon deve chegar antes e de forma mais acessível, visto que será produzido no México, com quem o Brasil possui acordo de Livre Comércio.
Já o Wagoneer S pode se beneficiar de um posicionamento mais premium da Jeep por aqui, além de que a marca é a responsável por iniciar a eletrificação da Stellantis no país, e já oferece Compass e Grand Cherokee híbridos.