A Renault e Nissan fazem parte de uma aliança global , que inclui ainda Mitsubishi e Alpine , por exemplo. No Brasil, Renault e Nissan operam de forma separada , mas os passos globais da aliança podem adiantar movimentos das empresas no Brasil, e a Índia costuma antecipar tendências para o nosso mercado .
Recentemente, a Renault da Índia apresentou um teaser de um dos seus próximos lançamentos no país, a nova geração do Duster , apresentada na Europa em novembro do ano passado .
Por ser um teaser, a ideia da fabricante é não revelar muita informação, mas é possível notar os faróis e grade dianteiras semelhantes ao Dacia Duster . Como o modelo é vendido na Índia como Renault, os faróis recebem desenhos exclusivos , bem como os para-choques, para conversarem com a linha de design da marca.
Essa notícia pode ser interessante para o mercado brasileiro, já que por aqui, a nova geração do utilitário não foi confirmada . Para o Brasil, oficialmente, teremos um novo SUV cupê inédito , que contará com motorização híbrida, entretanto, o futuro do Duster ainda é um mistério .
Um outro teaser também revelado na última semana mostra um SUV inédito da Nissan , que de acordo com a imprensa indiana, irá utilizar toda a base do Duster , mas produzido e vendido pela Nissan. Esse movimento não será novidade na Índia, já que entre 2013 e 2020, a primeira geração do Duster era vendida por lá como Nissan Terrano .
Além disso, as duas fabricantes devem receber lançamentos no segmento de sete lugares, baseado nos futuros lançamentos. Esse segmento é bem popular na Índia e teria rivais bem definidos: Hyundai Alcazar , versão de sete lugares do Hyundai Creta e o Citroën C3 Aircross , vendido em versões de 5 ou 7 lugares .
Vale ressaltar ainda que a Dacia, marca da Renault no leste europeu, e responsável pelo desenvolvimento do Duster, pretende lançar uma versão de sete lugares do modelo , batizada até então de Bigster . Atualmente, é apenas um conceito, mas deve chegar às lojas no futuro.
Voltando à Índia, o fato de Renault e Nissan compartilharem a mesma fábrica , facilita que as duas marcas dividam os projetos. Por aqui, esse movimento é mais difícil, visto que cada fabricante possui sua estrutura independente.
Na Argentina, por exemplo, as picapes Nissan Frontier e Renault Alaskan , compartilham estrutura e linha de produção, entretanto, nunca tivemos a picape franco-argentina em nosso país.
No Brasil, o futuro da Nissan passa primeiro pela chegada do Novo Kicks , já mostrado nos Estados Unidos, junto de um novo motor 1.0 turbo e, mais futuramente, um segundo SUV, que ainda é tratado com muito mistério pela fabricante localizada em Resende (RJ).
Considerando o histórico da Nissan, é bem provável que o SUV derivado do Duster fique longe do Brasil, assim como aconteceu com o Terrano e acontece com o Magnite, SUV subcompacto desenvolvido e vendido na Índia. A fabricante japonesa prefere aproveitar o acordo econômico entre Brasil e México e importar modelos como Sentra e Versa do país da América Central.