A BMW realizou uma coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira (10) para anunciar a produção nacional do SUV X5, na fábrica de Araquari, em Santa Catarina (SC). Embora o modelo já seja vendido aqui, ele é importado dos Estados Unidos. O veículo premium chegou às lojas brasileiras em maio de 202 3 , três meses após seu lançamento na Europa. O início da fabricação está previsto para o último trimestre de 2024.
A planta de Araquari é única no mundo entre as fábricas da BMW que produzirá tanto veículos a combustão quanto híbridos. Será a primeira vez que um híbrido da montadora alemã será fabricado na América do Sul. Além disso, o X5 será o veículo mais caro, tecnológico e potente produzido em toda história da BMW por aqui.
O SUV será montado através do regime CKD , com peças importadas e montagem local. A marca mencionou que o modelo será semelhante ao americano, mas com algumas atualizações não especificadas.
Segundo a BMW , uma vantagem de produzir localmente é evitar o aumento dos impostos de importação implementados pelo Governo Federal a partir de janeiro deste ano, que afetam veículos híbridos e elétricos.
“Decidimos iniciar a produção nacional pelo X5, pois acreditamos que este projeto seja importante para o Brasil, embora tenhamos outros projetos em mente também” , explicou Reiner Braun, Presidente e CEO do Grupo BMW na América Latina. “O X5 híbrido faz parte de um investimento total anunciado de R$ 1,8 bilhão” , finalizou Braun. Vale lembrar que a produção nacional deste modelo não está entre os 15 lançamentos prometidos pela fabricante aqui em 2024.
Importado da fábrica de Spartanburg, nos EUA , o modelo oferecido aqui é vendido em duas versões: a X5 xDrive50e X-Line e a xDrive50e M Sport, com preços de R$ 709.950 e R$ 759.950 , respectivamente. Ambos os modelos compartilham o mesmo motor híbrido plug-in, ou seja, um seis cilindros em linha de 313 cv, complementado por um motor elétrico de 197 cv. A potência combinada é de 489 cv (96 cv a mais que o modelo anterior) e o torque é de 71,4 kgfm . O câmbio é automático de oito velocidades. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,8 segundos.
A BMW destaca a nova bateria de alta tensão, com capacidade utilizável de 25,7 kWh , que garante uma autonomia de 79 km no modo totalmente elétrico, de acordo com o ciclo PBEV do Inmetro.
O SUV também apresenta o BMW Curved Display, uma nova tendência de conectividade da marca, com uma tela de 12,3 polegadas para o painel de instrumentos e uma tela de 14,9 polegadas como central multimídia. As duas telas são dispostas de forma a parecerem uma única peça.
Ainda não se sabe se os preços das versões comercializadas no Brasil serão reajustados, já que as peças serão importadas.