O Ford Mustang se tornou um modelo único no mercado. Enquanto seus rivais vão desaparecendo das lojas, o esportivo da Ford segue vivo e vendendo muito bem. Os números de vendas são tão empolgantes que a Ford pensa em criar um Mustang de quatro portas e manter o motor V8 em produção o quanto for possível.
Jim Farley, CEO da Ford, em entrevista à revista britânica Autocar , afirmou que o esportivo é o cupê mais vendido do mundo atualmente e revelou que o Mustang pode se desenvolver em outras formas de carroceria, mas precisa obedecer alguns quesitos:
“Nunca haverá espaço para um SUV pequeno de duas fileiras de bancos com o nome Mustang, mas pode existir o Mustang em outras carrocerias, quatro portas, ou o que seja? Acredito que sim, mas esses modelos precisam ter a mesma performance e atitude do original”.
Segundo Farley, a Ford se inspira na Porsche para tornar o Mustang um produto mais valioso na sua gama. A ideia é ter versões mais acessíveis e modelos mais esportivos e seletos, algo que acontece com o Porsche 911 , que atualmente com nove variações nesta geração.
“A Porsche tem sido bem inteligente em criar derivações nos últimos 20 anos. Mas não gostaríamos de fazer as coisas do jeito deles. Queremos criar competição com um estilo bem americano”, declarou Farley.
Neste ano a Ford apresentou o Mustang GTD , uma versão de rua baseada no Mustang GT3 , uma estratégia bem próxima à que a Porsche adota com o 911 GT3 nos últimos 25 anos.
Uma das principais características do Mustang é o motor V8 e Farley prometeu que a intenção da Ford é continuar produzindo esses motores “enquanto Deus e os políticos nos permitirem”. O executivo prometeu que irá brigar para manter esses motores e suas transmissões manuais nas linhas de produção da fabricante.
O executivo acredita que os motores a combustão poderão se manter por mais tempo na Ford do que em marcas dedicadas à esportivos como Ferrari e Aston Martin , já que a marca desenvolve vários modelos exclusivamente elétricos que poderiam viabilizar os modelos a combustão.
“Uma coisa eu posso prometer, entretanto, é que nunca vamos fazer um Mustang exclusivamente elétrico”, declarou o executivo, aparentemente se esquecendo do Mustang Mach E, apresentado em 2019, que além de um SUV, é exclusivamente elétrico.