À medida que o ano chega ao fim, é comum no mercado automobilístico despedirmos de alguns veículos, e 2023 não foge à regra
, com uma mistura de carros que irão se despedir do Brasil. Listamos alguns veículos que não veremos mais nas lojas em 2024.
Primeiro precisamos entender o por que os carros saem de linha: existem três motivos principais: queda nas vendas, a chegada de versões mais tecnológicas ou, o motivo mais recente, - a transição para motores elétricos.
No Brasil , vimos carros como o Fiat Mille sobreviverem no mercado por 24 anos , enquanto outros dizem adeus muito mais cedo. O aumento nas vendas de outros modelos, peças e as preferências dos consumidores também podem influenciar nas decisões das montadoras.
Chevrolet Bolt
O Chevrolet Bolt chegou ao Brasil em 2019 e passou por uma reestilização em agosto de 2022, mas já está na lista de despedida para 2023 . O diretor de marketing da Chevrolet, Steve Majoros, confirmou que o modelo sairá de linha, agora, no final do ano.
A decisão está relacionada a uma grande atualização na fábrica de Orion Township, Michigan (EUA), que agora produzirá carros da plataforma Ultium . Isso abrirá caminho para SUVs maiores como Equinox e Blazer. A reestilização estreou aqui em agosto do ano passado por R$ 329 mil. O motor é elétrico e fornece 203 cavalos de potência com uma autonomia de 390 km.
Chevrolet Bolt EUV
Da mesma forma, o Chevrolet Bolt EUV , o modelo SUV da montadora, também está na lista de despedida para 2023. Pelas mesmas razões do Bolt, o modelo SUV sairá de linha no Brasil, onde foi estreado em 2022. O Bolt EUV compartilha o mesmo motor elétrico de 203 cv de potência e possui uma autonomia 13 km a menos que seu irmão menor - 377 km.
Chevrolet Cruze e Cruze Sport6
A Chevrolet também dará adeus ao Cruze hatch e sedã em 2023 , encerrando sua presença no segmento de médios. A fábrica de Rosário, Argentina, é a última no mundo a produzir o sedã. A Chevrolet não informou se outro modelo médio será fabricado na Argentina.
Chevrolet Camaro
Lançado em 2010, o Chevrolet Camaro já está com data prevista para dizer adeus ao mercado global.
Mesmo vendendo bem menos que seu concorrente Mustang, o fim não se deve às vendas, mas sim a uma decisão da matriz nos EUA. A imprensa norte-americana afirma que o Camaro será substituído por um modelo elétrico.
A decisão leva em conta a estratégia da GM que não quer transitar para modelos híbridos. Por aqui, a marca ainda lançou uma versão de despedida, batizada de Collection .
O valor da edição limitada parte de R$ 555.000 , e seu motor V8 entrega 461 cv de potência e 62, 9 kgfm de torque.
Renault Captur
O Renault Captur
, foi lançado em 2017 mas deixará de ser fabricado no Brasil na planta localizada em São José dos Pinhais, em Curitiba.
Ao longo de seis anos, sempre enfrentou concorrência externa e até interna, já que o Duster sempre vendeu muito mais. A montadora francesa aposta para o início de 2024 com o novo SUV compacto
- Renault Kardian.
Jaguar F-Type
Após onze anos, o Jaguar F-Type encerrará sua produção no Reino Unido. No Brasil, haverão apenas 12 unidades da edição de despedida, chamada F-Type 75 Years , disponíveis por R$ 612.977. A Jaguar decidiu encerrar as produções para focar nos modelos elétricos. O F-Type oferece um motor 2.0 turbo de 300 cv.