Versão GTD é a mais extrema da história do Mustang
Divulgação/Ford
Versão GTD é a mais extrema da história do Mustang

A Ford se prepara para retornar às principais pistas de corridas do mundo e o Mustang GT3 será o responsável por representar a marca em competições. Afabricante de Detroit revelou na última quinta-feira o Mustang GTD , com visual diretamente inspirado no GT3 , a versão eleva o patamar do “pony car” para brigar com rivais alemães .

Normalmente, o americano em meio aos superesportivos europeus é o Chevrolet Corvette , mas o novo Mustang GTD aposta na mesma receita da Porsche: trazer elementos de competição para seu principal esportivo .

Escapamento é fornecido pela Akrapovic e rodas (opcionais) são de magnésio forjado
Divulgação/Ford
Escapamento é fornecido pela Akrapovic e rodas (opcionais) são de magnésio forjado

O coração do novo Mustang GTD é um V8 5.2 que conta com mais de 800 cv de potência , obtidos com auxílio de um supercharger . O câmbio é automático de oito marchas e dupla embreagem, os freios são de carbono-cerâmica , enquanto a suspensão dianteira é ativa e traz braços longos e curtos, além de um sistema multilink na traseira.

Entretanto, o que mais chama a atenção no Mustang GTD é o visual. Diretamente inspirado do Mustang GT3  que irá retornar às  24 horas de Le Mans e também participará do campeonato norte-americano de corridas de longa duração, o IMSA . Por falar no IMSA, a categoria em que o Mustang se encaixa é a “ GTD ”, justamente o nome utilizado para batizar o carro de rua.

Pela primeira vez o Mustang irá competir em Le Mans com versão de competição
Divulgação/Ford
Pela primeira vez o Mustang irá competir em Le Mans com versão de competição "GT3"

Segundo a Ford, o GTD utiliza tecnologias que seriam proibidas em diversos campeonatos, como flaps hidráulicos para melhorar o fluxo de ar e também a aerofólio traseiro ativo . Apesar da peça ser “ativa”, a Ford não especificou se ela funcionará como freio aerodinâmico ou um sistema de redução de arrasto (DRS) , como acontece na Formula 1 ou no Porsche 911  GT3 RS .

Além disso, para-lamas , capô , cobertura que substitui a tampa do porta-malas e teto são todos de fibra de carbono , visando reduzir o peso. Por falar no compartimento traseiro, ele é ocupado pelo sistema de controle hidráulico da suspensão semiativa e pelo sistema de refrigeração da transmissão.

O Mustang GTD é tão avançado, que sua produção não é totalmente controlada pela Ford . A montagem do modelo começa em Flat Rock, Michigan, junto aos demais Mustangs, mas é concluída à mão no Canadá pela equipe da Ford Performance e da Multimatic , conhecida por produzir carros de corrida para Fordmarca, e até mesmo para a Porsche .

Modelo não contará com porta-malas, nem bancos traseiros
Divulgação/Ford
Modelo não contará com porta-malas, nem bancos traseiros

O interior não foi revelado em imagens, mas, de acordo com a Ford, o acabamento é de  camurça , couro e fibra de carbono. Além disso, os bancos são fornecidos pela Recaro , com “otimização para os trackdays”. Haverão ainda monitores digitais, borboletas para troca de marchas no volante e seletor de câmbio rotativo e até uma placa especial feita com titânio utilizado em peças dos  caças F-22 da Lockheed Martin.

Segundo a Ford, o Mustang GTD terá diversas combinações de cores internas e pacotes opcionais e,  mediante uma amostra de tinta , ele pode ser configurado na cor que o cliente quiser .

O modelo chegará às ruas entre o fim de 2024 e começo de 2025 com produção limitada e preço estimado em 300 mil dólares , cerca de 1 milhão e 490 mil reais , sem contar eventuais impostos de importação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!