A Ford se prepara para retornar às principais pistas de corridas do mundo e o Mustang GT3 será o responsável por representar a marca em competições. Afabricante de Detroit revelou na última quinta-feira o Mustang GTD , com visual diretamente inspirado no GT3 , a versão eleva o patamar do “pony car” para brigar com rivais alemães .
Normalmente, o americano em meio aos superesportivos europeus é o Chevrolet Corvette , mas o novo Mustang GTD aposta na mesma receita da Porsche: trazer elementos de competição para seu principal esportivo .
O coração do novo Mustang GTD é um V8 5.2 que conta com mais de 800 cv de potência , obtidos com auxílio de um supercharger . O câmbio é automático de oito marchas e dupla embreagem, os freios são de carbono-cerâmica , enquanto a suspensão dianteira é ativa e traz braços longos e curtos, além de um sistema multilink na traseira.
Entretanto, o que mais chama a atenção no Mustang GTD é o visual. Diretamente inspirado do Mustang GT3 que irá retornar às 24 horas de Le Mans e também participará do campeonato norte-americano de corridas de longa duração, o IMSA . Por falar no IMSA, a categoria em que o Mustang se encaixa é a “ GTD ”, justamente o nome utilizado para batizar o carro de rua.
Segundo a Ford, o GTD utiliza tecnologias que seriam proibidas em diversos campeonatos, como flaps hidráulicos para melhorar o fluxo de ar e também a aerofólio traseiro ativo . Apesar da peça ser “ativa”, a Ford não especificou se ela funcionará como freio aerodinâmico ou um sistema de redução de arrasto (DRS) , como acontece na Formula 1 ou no Porsche 911 GT3 RS .
Além disso, para-lamas , capô , cobertura que substitui a tampa do porta-malas e teto são todos de fibra de carbono , visando reduzir o peso. Por falar no compartimento traseiro, ele é ocupado pelo sistema de controle hidráulico da suspensão semiativa e pelo sistema de refrigeração da transmissão.
O Mustang GTD é tão avançado, que sua produção não é totalmente controlada pela Ford . A montagem do modelo começa em Flat Rock, Michigan, junto aos demais Mustangs, mas é concluída à mão no Canadá pela equipe da Ford Performance e da Multimatic , conhecida por produzir carros de corrida para Fordmarca, e até mesmo para a Porsche .
O interior não foi revelado em imagens, mas, de acordo com a Ford, o acabamento é de camurça , couro e fibra de carbono. Além disso, os bancos são fornecidos pela Recaro , com “otimização para os trackdays”. Haverão ainda monitores digitais, borboletas para troca de marchas no volante e seletor de câmbio rotativo e até uma placa especial feita com titânio utilizado em peças dos caças F-22 da Lockheed Martin.
Segundo a Ford, o Mustang GTD terá diversas combinações de cores internas e pacotes opcionais e, mediante uma amostra de tinta , ele pode ser configurado na cor que o cliente quiser .
O modelo chegará às ruas entre o fim de 2024 e começo de 2025 com produção limitada e preço estimado em 300 mil dólares , cerca de 1 milhão e 490 mil reais , sem contar eventuais impostos de importação.