Os planos da General Motors para a Cadillac parecem passar pelo esporte a motor e carros de alta performance. A fabricante é a representante da GM em protótipos de competição, e estuda uma entrada na Fórmula 1 em 2028 . Esse envolvimento com o esporte a motor pode resultar em um hypercarro para as ruas , um desejo da marca segundo um executivo.
O responsável por revelar essa ambição da Cadillac foi Michael Simcoe, chefe de design global da General Motors . Em entrevista ao portal CarSales, o executivo afirmou que um hypercarro da marca é uma possibilidade.
“Poderia [a Cadillac] construir um hypercarro? Sim. Gostaríamos de produzir um? Sim. Estamos produzindo um? Aí seria entregar demais”, disse o executivo.
A Cadillac nunca produziu um carro de alta potência e tiragem limitada. O mais perto disso foi o conceito Cien , apresentado em 2002 e com um motor V12 de 750 cv localizado no centro do veículo.
Simcoe ainda afirmou que o hypercarro da Cadillac não necessariamente seria um elétrico, podendo ser um híbrido. Essa lógica faz sentido, considerando que o regulamento do Mundial de Endurance , onde o V.Series R compete, e da Fórmula 1 pedem essa motorização.
Além disso, a GM já oferece um conjunto esportivo híbrido com o Corvette E-Ray , que entrega 663 cv de potência e 82,29 kgfm de torque, unindo V8 e motor elétrico.
Um possível esportivo, supercarro ou hypercarro da Cadillac deve chegar nos próximos anos. Recentemente, a empresa já se mostrou sem medo de explorar novos mercados, já que o Celestiq , modelo de 340 mil dólares (cerca de R$1.820.000) foi apresentado no ano passado para enfrentar modelos da Rolls-Royce .
O Celestiq
é 100% elétrico
e fazia parte dos planos iniciais da Cadillac
de se tornar uma marca de carros elétricos até 2030. O modelo entrega cerca de 600 cv de potência.