O primeiro carro produzido em série pela Toyota foi o Crown , ainda em 1955. Quase 70 anos depois e em sua 16ª geração, o modelo desembarca na Argentina, fazendo sua estréia na América do Sul custando caro e se intitulando como um “sedã crossover”.
Importado do Japão , o Crown se destaca por conta do design diferenciado, mais futurista e agressivo que os modelos atualmente vendidos pela Toyota no Brasil . Produzido a partir da plataforma TNG GA-K, o modelo compartilha a base com modelos de luxo da marca como Camry e Lexus EX, por exemplo.
O modelo mede 4,98 metros de comprimento; 1,84 m de largura; 1,55 m de altura e 2,85 m de entre-eixos e conta com 433 litros de capacidade no porta-malas. O Corolla , em comparação, mede 4,63 m de comprimento; 1,78 m de largura; 1,45 m de altura e 2,7m entre os eixos, com 470 litros no bagageiro.
Visualmente, o modelo ostenta uma grade central com tamanho bem avantajado, finos faróis em LED e detalhes cromados unindo os faróis. O para-choque conta ainda com detalhes em preto brilhante, que dão um ar de agressividade ao modelo. Nas laterais, vale destacar os arcos de roda nos para-malas e o acabamento escurecido na base das portas, o que dá uma sensação de altura ao modelo, enquanto as rodas de 21 polegadas dão um tom de esportividade.
Na traseira, vale destacar o caimento do teto digno de um cupê . Uma linha entre o para-choque e a tampa do porta-malas dá um design incomum ao sedã. Seguindo a tendência de mercado, as lanternas são uma fina fita de LED, dividida pelo logotipo da Toyota .
Internamente o visual é bem sóbrio. A central multimídia tem 12,3 polegadas e permite conexão sem fio com Apple CarPlay e com fios para Android Auto . O sistema de som é assinado pela JBL e conta com 11 falantes e um subwoofer. O painel de instrumentos também é digital de 12,3” e conta com quatro modos de configuração e três disposições gráficas.
Segundo a Toyota , a ideia com a cabine do Crown é proporcionar a sensação de se estar em uma primeira classe de avião, talvez isso explique o preço elevado.
Debaixo do capô está um motor 2.4 turbo que traciona as rodas dianteiras e trabalha em conjunto com um propulsor elétrico que envia força para as rodas traseiras, dando ao modelo a tração integral e-AWD. O sistema é comandado por uma transmissão automática de seis velocidades. A potência combinada é de 349 cv, enquanto o torque é de 56 kgfm. O sedã alcança os 100 km/h em apenas 5,8 segundos, um pouco mais lento que o esportivo GR Corolla , que faz a prova em 4,9 segundos.
Por ser um híbrido , a expectativa é que o consumo seja um dos pontos altos do modelo. Segundo a Toyota argentina, as médias do Crown são de 14 km/l com gasolina em uso urbano.
Em termos de segurança, o Crown conta com oito airbags (2 frontais, 2 de joelho para, 2 laterais e 2 de cortina), bem como assistente de estacionamento avançado. Outros equipamentos disponíveis são câmera de visão 360º, carregador de celular por indução e head-up display.
Preços
Segundo a Toyota Argentina, o preço da única versão do Crown , a Platinum , é de 136.100 dólares em junho de 2024. Esse valor é equivalente a R$ 730 mil. Comparando com outros modelos da Toyota no país vizinho, é possível comprar cinco Corollas , que partem de US$ 25.669 (R$ 137.737), ou duas SW4 Diamond , que custam 66.100 dólares (R$ 354.685).