Nesta quarta-feira (19), a BMW anunciou globalmente a nova geração do SUV médio X3 , que chega à sua quarta geração com grandes novidades no interior, visual, motorização, segurança e tecnologia. O modelo adota a nova identidade visual da marca, com lançamento inicial previsto para novembro na Europa, ao preço inicial de 57.900 euros (R$ 339.978). Para o Brasil, ainda não há data confirmada.
O novo X3 apresenta dimensões maiores e mais robustas em comparação com a versão anterior. Agora, o SUV mede 4,76 m de comprimento (antes 4,71 m), 1,92 m de largura (antes 1,89 m) e 1,66 m de altura (antes 1,67 m), mantendo a mesma distância entre-eixos de 2,86 m. O porta-malas também aumentou, oferecendo 460 litros (antes 440 litros) nas versões híbridas plug-in e 570 litros (antes 550 litros) nas opções semi-híbridas.
Em termos de motorização, o X3 oferece diversas variantes e configurações. As versões disponíveis serão a X3 20 xDrive, X3 20d xDrive, X3 30e xDrive e a mais potente, a X3 M50 xDrive.
A versão de entrada, X3 20 xDrive , é equipada com um motor 2.0 turbo de quatro cilindros combinado com um pequeno motor elétrico de 48 volts, gerando 208 cv e acelerando de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos. A BMW afirma que o consumo pode chegar a 17,3 km/l.
A X3 20d xDrive , também semi-híbrida, possui um motor 2.0 turbodiesel de quatro cilindros que produz 197 cv, acelerando de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos. A marca anunciou que um motor a diesel de seis cilindros estará disponível no mercado europeu no verão de 2025, entre junho e setembro.
A única variante híbrida plug-in, X3 30e xDrive , que também é vendida no Brasil, possui um motor 2.0 turbo a gasolina acoplado a um motor elétrico cuja bateria não foi divulgada pela marca. Esta versão oferece 299 cv de potência e um câmbio automático de oito velocidades. A BMW informa que o X3 30e pode percorrer até 90 km no modo totalmente elétrico (WLTP - ciclo europeu).
O modelo anterior, que parte de R$ 433.950 no Brasil, também possui um motor 2.0 turbo, mas com 292 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. A bateria é de 12 kWh, mas a BMW promete uma maior autonomia para a nova geração, o que indica que a bateria poderá ser maior.
A versão topo de linha, X3 M50 xDrive, mais esportiva e potente, agora oferece 398 cv na nova geração, comparado aos 387 cv do modelo anterior. A transmissão é automática Steptronic de oito velocidades, com aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos. A BMW estima um consumo de até 12,9 km/l.
Além disso, o X3 oferece o pacote esportivo MSport, que inclui para-choques mais agressivos, saias laterais e rodas de 19 polegadas. O pacote MSport Pro adiciona iluminação ambiente Iconic Glow e sistema de freios M com pinças vermelhas. Na versão M50 xDrive, é possível optar por suspensão esportiva M adaptativa, direção esportiva variável (VSS), freios esportivos M e rodas de 20 polegadas, entre outros itens.
O interior do novo BMW X3 segue a tendência dos últimos modelos da marca, apresentando um design moderno e sofisticado. Comparado com a geração anterior, o volante possui um formato hexagonal e é mais grosso. O destaque vai para as duas telas integradas no painel, que agora são curvas e criam um visual mais limpo e minimalista, com menos botões físicos.
A tela central possui 14,9 polegadas, oferecendo alta resolução e interface intuitiva. Ela se une com o painel de instrumentos de 12,3”. Assim como no Série 5, o X3 também traz o BMW Interaction Bar, que incorpora elementos de luzes nos frisos de acabamento do veículo. Porém, essas luzes agora estão presentes no console central e nos painéis das portas.
A BMW também aprimorou os revestimentos das superfícies internas, proporcionando uma sensação tátil mais agradável e um visual mais premium. O sistema de navegação agora inclui realidade aumentada, facilitando a condução em áreas desconhecidas. Além disso, o novo X3 vem equipado com avançados sistemas de estacionamento.
Os passageiros podem se entreter com o novo sistema Operation System 9, que inclui a função Quick Select, permitindo acesso direto às principais funções sem a necessidade de navegar por submenus. O teto solar panorâmico, o aquecimento do volante e o ar-condicionado automático de três zonas, vidros acústicos, chave presencial e espelhos externos elétricos complementam mais itens que o veículo oferece.
O novo BMW X3 será produzido na planta de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. A variante elétrica do modelo, o iX3, está prevista para ser lançada posteriormente, seguindo a estratégia adotada para o Série 5.
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