A BMW anunciou hoje (09) que a oitava geração do Série 5 virá ao Brasil. A novidade é a chegada, pela primeira vez na linha Série 5, de uma variante elétrica - o I5 M60 , que desembarca por aqui em março , seguido pelo modelo híbrido plug-in 530e. A montadora promete um sedã executivo mais tecnológico e dinâmico. Embora poucos detalhes tenham sido divulgados, a BMW promete mais informações em breve.
Esse lançamento faz parte dos 15 veículos que a montadora alemã colocará no Brasil em 2024.
O I5 M60 , fabricado em Dingolfing , na Alemanha, possui um trem de força com dois motores que produzem 601 cv e incríveis 83,6 kgfm de torque quando a função M Launch Control ou M Sport Boost é ligada. Para efeito de comparação, o torque de uma Lamborghini Aventador 6.5 V12 é de 73,4 kgfm. O carro atinge 0 a 100 km/h em 3,8 segundos , apenas 1 segundo a mais que um Aventador e mais que um Porsche 718 Cayman GTS 4.0 , que faz o mesmo em 3,9 segundos. A velocidade máxima é limitada a 230 km/h e o alcance chega até 582 km (WLTP) .
Já o 530e, sem data de lançamento definido, é equipado com um motor a gasolina 2.0 turbo , combinado com a tecnologia eDrive , que produz 299 cv de potência e 45,9 kgfm de torque. Em comparação com o 530e da geração anterior vendido no Brasil, o novo modelo possui 8 cv a mais e 3,1 kgfm a mais.
Além disso, o novo Série 5 é cerca de 9,7 m mais longo, 3,2 m mais largo, 3,6 m mais alto e possui um entre-eixos 20 mm maior em relação à geração anterio r. As dimensões são as seguintes: 5,06 m de comprimento, 1,90 m de largura, altura de 1,51 m e entre-eixos de 2,99 m.
O design e o interior foram completamente remodelados, seguindo a nova identidade de marca da BMW.
A frente dos faróis se assemelha ao X2 de nova geração , e ao X1, já presente no mercado brasileiro . A grade do modelo híbrido lembra a da geração anterior, com filetes cromados, enquanto o modelo elétrico possui uma grade fechada em preto brilhante.
Nas laterais, o modelo apresenta maçanetas de portas embutidas, características dos novos modelos, e uma saia em preto piano também. A traseira possui lanternas em LED totalmente novas, não vistas em nenhum outro modelo vendido no Brasil, com filetes que invadem a tampa do porta-malas.
O interior segue o padrão de luxo da nova linha da BMW , com duas telas integradas no painel (cluster digital de 12,3’’ e multimídia de 14,9’’), semelhantes ao modelo elétrico I7, já disponível no Brasil . O console central elevado possui uma manopla de câmbio redonda imitando cristal - bem semelhante ao interior do I7.
Outro destaque é a Interaction Bar , um opcional que oferece uma tela retroiluminada com uma estrutura de superfície cristalina que percorre toda a extensão do painel de instrumentos e até os painéis das portas.
Os bancos de couro esportivos com massagem têm um interior totalmente vegano de série, sendo o primeiro modelo da BMW com essa opção. O preço ainda não foi divulgado, mas podemos esperar algo em torno dos R$ 700 mil.