Muitos carros modernos são repletos de sensores que possuem funções específicas para fazer o automóvel entregar o melhor consumo de combustível, o melhor desempenho possível, um desses é o sensor MAP . Descubra sua função e quais problemas do veículo podem estar relacionados ao defeito deste sensor.
Chamado de Manifold Absolute Pressure , ou sensor de pressão absoluta no coletor de admissão , as informações obtidas por ele são enviadas à unidade de controle do motor (ECU), que ajusta a mistura ar-combustível para melhorar o desempenho do motor, utilizando com base as leituras do sensor MAP .
Segundo a MTE-THOMSON , fabricante desse tipo de sensor, quando essa peça apresenta problemas, diversas leituras sobre o funcionamento do carro podem estar equivocadas, e o funcionamento do carro acontecer de forma muito aquém do ideal. Confira os principais defeitos:
1 - Luz de verificação do motor
Na maioria dos casos, uma falha no sensor MAP causa logo de início o acendimento da luz de verificação do motor, também conhecida como luz do sistema de injeção. Normalmente, os veículos podem seguir funcionando com essa luz acesa, mas o funcionamento dificilmente será o padrão do carro.
2 - Desempenho comprometido
Com a falha no sensor MAP, a central eletrônica acaba recebendo informações erradas, portanto, a mistura ar-combustível injetada no motor do carro não será a ideal. Assim, o veículo pode ficar mais fraco, apresentar aceleração mais devagar, não conseguir ficar funcionando em marcha lenta, falhar ou até desligar de forma inesperada.
3 - Consumo de combustível elevado
Como a leitura da pressão do coletor de admissão estará errada, a central eletrônica do motor irá injetar mais combustível, ou menos, se for o caso. Isso pode fazer com que o carro consuma mais, ou em caso de injeção de menos combustível, a mistura ar-combustível será muito pobre, o que fará o carro falhar e deixar de funcionar.
4 - Emissão de poluentes elevadas
A falha no sensor MAP , pode fazer com que a combustão do combustível não seja a ideal, o que aumenta a emissão de gases poluentes pelo motor. Além de ser prejudicial ao meio ambiente, emissões elevadas podem fazer com que o carro seja reprovado em testes de emissões, o que além de multa, demandará custos extras com o reparo.
5 - Danos no catalisador
O catalisador
é responsável por controlar a emissão de poluentes de um carro. Com uma mistura ar-combustível muito rica, um resquício de combustível por começar a se acumular na peça, o que pode fazer com que o catalisador fique muito quente e apresente falhas. Os custos de substituição costumam ser bem elevados.