O Toyota Yaris chegou ao mercado em 2018 e, em 2021, substituiu, de fato, o Etios, e atualmente é o único sedã zero km abaixo dos R$ 100 mil e um dos carros automáticos mais baratos do Brasil. Porém, este deve ser um dos últimos anos de produção do Yaris sedã , que pode estar prestes a sair de linha.
A apuração foi feita pelos colegas da Quatro Rodas , que relatam que o plano da Toyota já era retirar ambos os veículos de uma vez, tanto o hatch quanto o sedã. No entanto, com o lançamento próximo do Yaris Cross , que foi adiado para 2025 devido a um escândalo de fraudes de airbags, o hatch permanecerá em produção por mais um tempo para garantir a fabricação do motor 1.5 flex, que acompanhará um conjunto elétrico no Yaris Cross.
O brasileiro de começo até aceitou muito bem o Yaris, porém, após 2019, o sedã compacto começou a perder um pouco de espaço e até o momento é o quinto mais vendido da categoria. O líder nos últimos anos tem sido o Chevrolet Onix Plus, seguido pelo Fiat Cronos, Hyundai HB20s, Volkswagen Virtus, e só depois o Yaris.
Por outro lado, 2023 foi o segundo melhor ano de vendas para o Yaris sedã, com 20.572 emplacamentos, atrás apenas de 2019, quando vendeu 29.763 unidades. Em comparação com a carroceria hatchback, ele vendeu cerca de 2 mil unidades a menos no acumulado de 2024. No entanto, entre os japoneses, é o mais vendido, superando o Nissan Versa e o Honda City.
Mas com a chegada do Yaris Cross nos próximos anos, que será construído na mesma planta do Yaris (hatchback e sedã) em Sorocaba (SP), entendemos que é provável que a marca retire de linha o Yaris sedã , que é o menos vendido entre os irmãos, para focar na novidade que é o SUV híbrido. E assim, também, aos poucos, deve encerrar a produção do hatchback.
A Quatro Rodas entrou em contato com a Toyota, que afirmou que o Toyota Yaris segue no portfólio da marca para reforçar a presença da empresa no segmento de veículos compactos.
Tanto o hatchback quanto o sedã sofreram apenas uma reestilização, em janeiro de 2022, trazendo um visual mais atual, mas mantendo o interior semelhante. O motor continua sendo o 1.5 aspirado flex de quatro cilindros que gera 105/110 cv e 14,3/14,9 kgfm de torque (gasolina/álcool). O câmbio é o CVT, que simula até sete velocidades.
O Yaris sedã e hatchback trazem de série direção elétrica, travas e vidros elétricos, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste elétrico dos retrovisores, volante com apenas ajuste de altura, freios ABS, airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, repetidores laterais de seta, entre outros.
Os preços do sedã começam em R$ 99.920 na versão de entrada, XL, sobem para R$ 113.790 na XS e chegam a R$ 126.690 na versão topo de linha, XLS. A carroceria hatchback começa em R$ 97.990, vai para R$ 110.299 na XS e finaliza em R$ 123.650 na XLS.