A Nissan confirmou que terá dois novos veículos nunca vistos no Brasil entre 2025 e 2027. O primeiro será um inédito SUV anti- Compass e mais à frente uma picape média-compacta para rivalizar com a Fiat Toro , Chevrolet Montana , Volkswagen Tarok e a futura Renault Niagara . Além também da nova geração do Kicks . Essas novidades fazem parte do investimento de R$ 2,8 bilhões anunciado pela montadora em novembro de 2023.
O primeiro veículo que virá para o Brasil será o Nissan Kicks de nova geração, que já foi apresentado nos Estados Unidos. O modelo já foi visto rodando com camuflagem no Brasil, e aparenta que o visual será bem semelhante. A segunda novidade é inédita no Brasil se trata de um SUV médio que competirá com Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e outros. Por fim, uma picape média-compacta, cujo nome e detalhes ainda não são conhecidos.
NOVO SUV, QUAL SERÁ?
Um dos SUVs constantemente vistos rodando pelo Brasil é o X-Trail , que já foi vendido no Brasil em 2010 e é comercializado em países vizinhos, como a Argentina. Nós entendemos que esse deverá ser o inédito SUV que a marca quer trazer para o Brasil.
Ele é fabricado nos Estados Unidos e leva o nome de Rogue na carroceria. Utiliza a nova plataforma modular CMF-C/D e tem dimensões maiores que o Compass . O X-Trail tem 4,66 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,72 m de altura e 2,70 m de distância entre-eixos. Ele também adota a nova identidade visual da Nissan, semelhante ao Sentra.
Por comparação, o Jeep Compass atualmente tem 4,40 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,62 m de altura e entre-eixos de 2,63 m. Espera-se que a nova geração do Compass, que chegará em 2026, tenha medidas mais robustas. O X-Trail tem chances de ser lançado em meados de 2026, quando também chegará a nova geração do Compass.
Nos Estados Unidos, o X-Trail é oferecido com um motor 1.5 turbo de três cilindros, combinado com dois motores elétricos. O motor a combustão é usado apenas como gerador para as baterias dos motores elétricos que giram as rodas, similar ao que a Honda já faz . A potência combinada é de 208 cv e 33,6 kgfm de torque. O câmbio é CVT e a tração é integral. Ainda não se sabe quais especificações chegarão ao Brasil.
NOVA PICAPE COMPACTA-MÉDIA
A confirmação da vinda de uma nova picape ao Brasil foi dada por Guy Rodriguez, presidente da Nissan na América Latina, em conversa com jornalistas na sede da marca em São Paulo. A divulgação foi feita por Fábio Trindade, diretor executivo do site Motor.1 .
Desta forma, além dos SUVs , a Nissan lançará uma nova picape média-compacta que rivalizará com a Fiat Toro, Volkswagen Tarok, Chevrolet Montana e a futura Renault Niagara, que também se encaminham para a eletrificação. A Nissan pode fabricar essa picape junto com a Renault na fábrica de Santa Isabel, na Argentina.
A plataforma usada será a modular CMF-B plus, utilizada no Kardian. Como a Niagara foi apresentada no final de 2023 junto com o Kardian, algumas informações foram revelados, sugerindo que tanto a Nissan quanto a Renault terão picapes com cerca de 4,90 m de comprimento e usarão motores elétricos em conjunto com motores a combustão.
Não há detalhes fornecidos pela Nissan sobre a nova picape, mas o conceito não deverá ser muito diferente do visto na Niagara, dada a parceria entre Renault e Nissan (junto com a Mitsubishi). Espera-se que essa picape seja lançada em meados de 2027, perto do lançamento da Niagara e outras concorrentes.
NISSAN KICKS
O novo Kicks também faz parte do investimento da marca e será produzido em Resende (RJ). Aqui, o SUV deverá ser equipado com um motor 1.0 turbo, provavelmente a mesma unidade utilizada pela Renault no Kardian . No modelo francês, o propulsor entrega 125 cv e 20,4 kgfm de torque. A diferença deve ficar no câmbio, que deve ser um automático do tipo CVT, enquanto no Kardian é de dupla embreagem.
É também esperado que o Kicks traga algum tipo de eletrificação na sua linha. No Japão, o modelo atual é vendido com o conjunto híbrido e-Power, que ainda não é oferecido pela Nissan no Brasil.
Visualmente, o Kicks renovado não lembra em nada o modelo atual, que, segundo rumores, será mantido em produção. A novidade conta com faróis de LED, que devem estar presentes somente nas versões topo de linha.
Internamente, o novo Kicks aposta em um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas, mesma dimensão da central multimídia. Os bancos têm contorno em material sintético com o centro em tecido na versão apresentada na América do Norte. O Kicks renovado deverá ser vendido por aqui a partir de 2025.