Dacia Duster no teste de colisão do Euro NCAP
Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster no teste de colisão do Euro NCAP

A Dacia , submarca romena da Renault , apresentou o  Duster em novembro do ano passado, e ele só chegou ao mercado no começo deste ano. No entanto, o Duster romeno não teve o resultado esperado no teste de colisão do Euro NCAP . O SUV recebeu apenas três estrelas de segurança das cinco possíveis, um resultado bem abaixo do esperado para o segmento. Lembrando que essa é a nova geração do Duster que servirá como base para o modelo que teremos no Brasil em 2025.

O veículo teve os seguintes resultados: 70% de proteção para ocupantes adultos, com o peito do motorista sendo severamente afetado no impacto frontal contra a barreira deformável, 84% de proteção para passageiros infantis, 60% de proteção para pedestres e 57% nos sistemas de assistência. Também obteve uma classificação de 11,4 pontos para o impacto frontal e 12 pontos para o impacto lateral.

Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP

No resgate para retirar o passageiro do carro em caso de batida, a nota também foi baixa, alcançando apenas 1,2 pontos dos 4 possíveis.

O curioso é que uma parte muito importante do veículo em colisões é a plataforma. No caso do Duster , trata-se da nova plataforma modular do grupo Renault, a CMF-B , a mesma utilizada no Renault Kardian , já vendido no Brasil, agora chamada de RGMP (Renault Group Modular Platform).

O Duster brasileiro também não é um exemplo de segurança; aliás, aqui é ainda pior. A geração atual vendida do Duster brasileiro zerou no teste de colisão do Latin NCAP. Os motivos para a nota tão ruim era a ausência de airbags laterais e de cortina, contando apenas com dois airbags frontais. No entanto, no último facelift do modelo, em janeiro de 2024, a Renault adicionou seis airbags ao modelo.

Renault Duster no teste de colisão do Latin NCAP
Divulgação
Renault Duster no teste de colisão do Latin NCAP

O teste anterior mostrou apenas 29% de proteção para adultos, 23% para passageiros infantis e 51% para pedestres, números baixíssimos. Ainda não foi realizado um novo teste de colisão com o modelo de seis airbags.

Voltando para a Europa, o novo Dacia Duster mede 4,34 metros de comprimento, 1,66 m de altura, 1,81 m de largura, conta com 2,65 m de distância entre eixos e um porta-malas de 472 litros.

Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP
Dacia Duster teste de colisão Reprodução/Euro NCAP

O Dacia Duster é oferecido com duas opções de motorização híbrida: a "Hybrid 140", que conta com um motor 1.6 de quatro cilindros a gasolina, auxiliado por um motor de arranque de alta tensão e um propulsor elétrico. A bateria desse sistema tem 1,2 kWh de capacidade e permitirá que 80% da condução urbana do modelo ocorra em modo elétrico, com uma potência de 140 cv.

Há ainda uma opção híbrida leve, que conta com um motor 1.2 turbo de três cilindros em conjunto com um motor elétrico compacto de 48V e baterias de 0,9 kWh. Essa motorização oferece tração nas quatro rodas, mas a principal forma de tração são as rodas dianteiras.

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