A Citröen terá no Basalt a oportunidade de consertar as críticas apontadas nos seus últimos lançamentos: C3 e Aircross . Revelado recentemente na Índia, onde tanto ele quanto os anteriores foram desenvolvidos, a novidade chega bem mais equipada, e expandindo as novidades para seus irmãos; conheça os detalhes do Citroën Basalt , que chegará ao Brasil em breve:
Com visual cupê, o Basalt deve ser o modelo mais caro e luxuoso derivado do Projeto C-Cubed. Pelas linhas, é provável que a novidade chegue ao país para rivalizar com o Volkswagen Nivus, e para isso, precisa oferecer mais equipamentos.
As novidades para o Basalt são faróis em LED, apoio de braço para os ocupantes dianteiros, saídas de ar-condicionado traseiras - no centro do carro e não no teto como no Aircross -, seis airbags, carregador de smartphone sem fio e controle digital para o sistema de climatização.
Na Índia, a versão 2025 de C3 e Aircross passou a contar com faróis de LED e ar-condicionado digital. No Brasil, o Aircross 2025 já aparece no configurador da marca sem essas novidades, mas o C3 pode receber alguns desses equipamentos. Até o momento, sabemos que a Citroën prepara uma versão com motor 1.0 turbo de três cilindros para o hatch compacto e chave canivete de série .
Qual o motor do Citroën Basalt?
Na Índia, o modelo chega com motores 1.2 aspirado de 82 cv e câmbio manual de cinco marchas ou 1.2 turbo de 110 cv com opções de transmissão manual ou automática, de seis velocidades.
Por aqui, o Basalt deverá seguir o exemplo do Aircross e oferecer somente o motor 1.0 turbo (T200) de 130/125 cv (etanol/gasolina) e 20,4 kgfm de torque em ambos os combustíveis, sempre aliado de uma transmissão automática do tipo CVT de 7 marchas.
O conjunto não deve esbanjar esportividade, mas também não deve decepcionar; equipando Fiat Strada, Pulse , Fastback ; Peugeot 208 e Citroën Aircross , a motorização é bastante conhecida no mercado nacional.
Segundo a imprensa indiana, o Basalt terá 2,651 mm de entre-eixos; 2 cm menor que a do Aircross, mas 1,1 cm maior que o C3; apesar disso, resta saber se o caimento de teto irá incomodar passageiros mais altos. O porta-malas terá capacidade para 470 litros de bagagem e o banco traseiro será inteiriço.
No mais, o painel de instrumentos digital será o mesmo de 7 polegadas do Aircross, bem como a multimídia de 10,25” dos demais Citroën.