Honda ZR-V é construído a partir da plataforma do Civic
Luiz Forelli Santana/iG
Honda ZR-V é construído a partir da plataforma do Civic

ZR-V é um carro complexo para a Honda no Brasil. O “SUV do Civic” é oferecido em versão única por R$ 214.500, e não vem apresentando um grande desempenho nas vendas desde seu lançamento no fim de outubro do ano passado.

Apesar da Honda já ter feito promoção para o SUV , as vendas não deslancharam. Em sete meses, o ZR-V emplacou 2.995 unidades, segundo a Fenabrave. O número assusta principalmente quando comparado com o “irmão menor” HR-V , que emplacou 4.635 unidades somente em julho. No acumulado dos sete primeiros meses, o SUV menor já vendeu 26.585 unidades.

Descontos para alavancar as vendas

Segundo apuração da Quatro Rodas , algumas concessionárias oferecem o ZR-V por R$ 179.990 , o que representa R$ 34.510 de desconto . Por esse preço, é possível as versões EX ou EXL do HR-V e com mais R$ 8.510, levar para casa a versão Advance. 

Esse é o segundo caso de descontos oferecidos pela Honda em seus modelos . Recentemente, noticiamos que alguns concessionários estavam oferecendo abatimentos de até R$ 20 mil em alguns modelos da fabricante, mas todos da linha híbrida.

O que faz o ZR-V vender tão pouco?

Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação
Honda ZR-V Divulgação

São diversos fatores que podem colaborar com o desempenho ruim do SUV da Honda. O primeiro pode ser o preço; custando R$ 14.700 mais caro que um HR-V Touring, o cliente que levar o ZR-V compra um carro 20 cm maior e com 35 litros de capacidade no porta-malas a mais. 

O ZR-V oferece teto solar - o que o HRV fica devendo -, multimídia de 9 polegadas (8” no HR-V) e motor 2.0 aspirado de 161 cv e 19,1 kgfm de torque, somente na gasolina. O HR-V, por sua vez, chega com motor 1.5 turboflex de 177 cv e 24,5 kgfm de torque em ambos os combustíveis. 

Segundo o Inmetro, o HR-V é mais econômico, alcançando médias de 11,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina, enquanto o ZR-V registra 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada. 

O fato de ser importado do México também atrapalha a vida do ZR-V. Produzido em Celaya, o SUV é vendido também nos Estados Unidos e Canadá. Nesses países, ele é chamado de “HR-V”, já que o nosso HR-V não é ofertado por lá. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!