O Honda ZR-V está com condições especiais no mês de maio. Pensando em fazer seu SUV médio se tornar mais atrativo no mercado, a fabricante japonesa está oferecendo o modelo com descontos de até 10 mil reais, ou valorização no usado na troca. Vale ressaltar que a Honda raramente faz ofertas deste tipo.
Segundo o colega Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos e do Uol , as condições são de 10 mil reais de bônus, que nesse caso, vão na valorização do usado na troca. Portanto, o valor do SUV baixa dos R$ 214.500 que aparecem no configurador da marca para R$ 204.500. Algumas concessionárias podem até oferecer IPVA 2024 grátis.
Além disso, a marca ainda oferece o ZR-V para pessoas físicas por R$ 200 mil, preço originalmente exclusivo para frotistas. Dependendo da concessionária, é possível ainda financiar essa oferta, com 60% de entrada e saldo em 36 meses sem juros.
A explicação para essa rara oferta feita pela Honda é o fraco desempenho do modelo no ranking de vendas . Em 2024, o modelo vendeu 1.949 unidades, quase 2 mil a menos que o Volkswagen Taos - que possui uma versão bem mais acessível, é verdade -, está pouco à frente do Ford Territory .
Além disso, modelos híbridos como Toyota Corolla Cross , GWM Haval H6 e até mesmo Chery Tiggo 8 , se destacam mais que o ZR-V .
Por que o ZR-V vende pouco?
O posicionamento do ZR-V é confuso desde o seu lançamento. Nos Estados Unidos, ele é chamado de HR-V , e ocupa a posição de SUV de entrada da Honda . Aqui, ZR-V e HR-V são dois modelos diferentes que são muito próximos , com o HR-V oferecendo itens que o irmão maior fica devendo.
Por R$ 199.800, o cliente da Honda tem a opção do HR-V Touring, equipado com motor 1.5 turboflex de 177 cv e 24,5 kgfm de torque, enquanto o ZR-V conta com propulsor 2.0 aspirado de 161 cv e 19,1 kgfm de torque.
O ZR-V é maior, medindo 4,56 metros de comprimento, 2,65 m de entre-eixos e porta-malas de 389 litros. O irmão menor mede 4,38 m de comprimento, sendo 2,6 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para 354 litros.
Por 15 mil reais a menos, o cliente leva um carro um pouco menor, mas que entrega mais potência, torque, tecnologia, além da opção flex. O que o ZR-V oferece que o HR-V fica devendo, é, por exemplo, um teto solar.
O mercado ainda é cruel com o ZR-V , já que por R$ 210 mil, o cliente leva para casa um Corolla Cross XRX híbrido, e por R$ 214 mil, um GWM Haval H6, também híbrido.
A proximidade de preços e tamanho com seu principal rival dentro de casa, bem como o motor mais fraco e enquanto seus rivais já apostam em tecnologias híbridas, apostar somente em gasolina, são os principais fatores do baixo número de vendas do ZR-V no Brasil.
Resta ver se o baixo volume de vendas poderá reduzir a vida do ZR-V no Brasil, bem como se a Honda prepara estratégias para alavancar as vendas do modelo.