
Realizar a troca de óleo do seu veículo por conta própria pode ser uma atividade prática e econômica. Além de economizar dinheiro, você ganha conhecimento sobre o funcionamento do seu carro.
Porém, alguns cuidados devem ser tomados para evitar problemas e gastos desnecessários, além de descartar o óleo antigo de forma responsável. Leia atentamente todos os passos de nosso guia para fazer esse procedimento com segurança.
Confira a seguir o passo-a-passo:
Preparação: o que você precisa saber antes de começar
Consulte o manual do veículo
Antes de qualquer coisa, verifique no manual do seu carro:
- A periodicidade recomendada para troca (quilometragem ou tempo)
- O tipo específico de óleo indicado pelo fabricante (5w30, 15w50, mineral, sintético)
- A quantidade exata de óleo necessária para o seu motor
- Se o manual não informar a quantidade, consulte os sites dos fabricantes de lubrificantes que costumam disponibilizar essa informação.
Ferramentas e materiais necessários
- Chave adequada para o bujão do cárter
- Ferramenta para remoção do protetor do cárter (se houver)
- Bandeja ou recipiente para coletar o óleo usado
- Funil para facilitar o abastecimento
- Jornais ou papelão para proteger o piso
- Filtro de óleo novo compatível com seu veículo
- Óleo lubrificante na especificação correta
- Arruela de vedação nova para o bujão
Avaliação do local de trabalho
- O carro precisa estar em superfície plana para escoamento completo do óleo
- Verifique se há espaço suficiente para você acessar a parte inferior do veículo
- Se necessário, utilize cavaletes automotivos (também conhecidos como "macacos") para elevar o carro de forma segura
- Alternativas: alugar valeta em posto de combustível ou espaço em oficina colaborativa

Passo a passo da troca de óleo
1. Drenagem do óleo usado
- Posicione a bandeja coletora sob o bujão do cárter
- Remova o bujão cuidadosamente e aguarde o escoamento completo do óleo
- Espere até que não pingue mais nada
2. Substituição do filtro de óleo
- Remova o filtro usado (atenção ao óleo residual que pode escorrer)
- Verifique se a borracha de vedação saiu junto com o filtro antigo
- Aplique uma pequena quantidade de óleo novo na borracha de vedação do filtro novo
- Instale o filtro novo, apertando manualmente até encostar no bloco do motor
- Dê mais uma volta e meia para garantir a vedação adequada
3. Reinstalação do bujão do cárter
- Coloque a arruela de vedação nova no bujão
- Rosqueie inicialmente com a mão para evitar danos à rosca
- Após encostar no cárter, dê mais uma volta e meia com a ferramenta apropriada
4. Abastecimento com óleo novo
- Localize a tampa de abastecimento no motor
- Utilize um funil para evitar derramamento
- Adicione a quantidade especificada de óleo novo
5. Verificação final
- Aguarde 15-20 minutos para o óleo descer completamente ao cárter
- Verifique o nível na vareta, que deve estar entre as marcas de mínimo e máximo
- Ligue o motor e observe se a luz de óleo no painel apaga normalmente após alguns segundos
- Após desligar o motor, espere mais 15-20 minutos e confira novamente o nível
- Dicas importantes
Ajustes no nível de óleo
- Se o nível estiver abaixo do recomendado, adicione pequenas quantidades até atingir a marca correta
- Se houver excesso, drene um pouco pelo bujão do cárter
Descarte responsável
- Nunca descarte o óleo usado na rede de esgoto ou no solo
- Leve o óleo usado para postos de combustível ou oficinas mecânicas que façam o descarte adequado

A troca de óleo caseira pode representar uma boa economia. Em São Paulo, por exemplo, o valor para troca de óleo e filtro de um carro hatchback pode chegar a R$ 500, dependendo da região e da oficina escolhida.
Porém, nunca deixe de se atentar aos detalhes do procedimento para evitar dores de cabeça.