
Sete a cada dez pessoas consideram o carro o meio de transporte mais seguro para se deslocar, segundo pesquisa do Data OLX Autos divulgada em julho de 2025.
Logo depois estão os aplicativos de mobilidade e os táxis, citados por 65% e 56% dos entrevistados, respectivamente. A caminhada aparece em quarto lugar, mencionada por 51%.
O levantamento ouviu 1.210 pessoas entre 28 de abril e 22 de maio para avaliar hábitos e percepções sobre mobilidade urbana.
Entre os entrevistados, 72% têm algum veículo e 53% pretendem comprar um automóvel nos próximos seis meses.
Intenção de compra e desafios de mobilidade
Dos que planejam adquirir um carro, 42% preferem modelos usados, 24% seminovos e 9% zero quilômetro.
Mesmo entre os que não querem comprar, 44% afirmam utilizar o automóvel regularmente.
No geral, 49% apontaram o carro como principal meio de transporte, seguido por deslocamentos a pé (23%) e motocicleta (16%).
As ciclovias e ciclofaixas foram avaliadas negativamente por 58% dos participantes, enquanto a fluidez do trânsito foi considerada “boa” ou “ótima” por apenas 21%.
Além disso, 75% apontaram o tráfego como o maior incômodo diário, seguido pelos altos custos de combustível, pedágios e estacionamento (55%).
Preços e veículos elétricos
A percepção sobre preços também é pessimista: 91% notaram aumento no valor de carros novos e 90% no combustível nos últimos 12 meses. Para o próximo ano, 88% esperam novas altas nesses itens.
O estudo ainda mostrou que 70% dos proprietários de carros híbridos ou elétricos recarregam seus veículos em casa ou no condomínio.