
O Jeep Renegade sairá de linha após 11 anos no mercado europeu. A produção do modelo será encerrada na fábrica de Melfi, na Itália, no fim deste ano. Além da Europa, a Stellantis já encerrou a fabricação do Renegade nos Estados Unidos, Canadá, China e Rússia.
No Brasil, a estratégia do conglomerado automotivo é outra: manter a produção e reestilizar o modelo. Mas ainda não está previsto o desenvolvimento de um substituto direto para o modelo em terras nacionais.A aposta da Jeep se manterá sobre o Avenger – que chega ao Brasil em 2026 – a nova geração do Compass e os seus modelos elétricos.
Vendas na Europa
A principal justificativa para a descontinuidade do Renegade no continente europeu é o baixo número de vendas, segundo informações da Auto Motor und Sport, da Alemanha.
De janeiro a junho deste ano, apenas 6.938 unidades do veículo foram vendidas. Para se ter uma noção da queda: desde que foi lançado em 2014, o modelo chegou a ter mais de 80 mil unidades comercializadas no período de um ano na Europa.
O acumulado de unidades distribuídas entre 2014 e 2025 no continente ultrapassa a casa das 500 mil. Esse número confirma o sucesso do SUV por lá, porém no passado.
Até julho deste ano, somente 546 unidades do Renegade foram vendidas na Espanha.
Outros modelos produzidos pela Jeep, como o Compass e o Avenger, já chamam mais a atenção do europeu do que o Renegade.
No primeiro semestre deste ano, mais de 52 mil unidades do Avenger foram vendidas, indicando que o novato já ganhou terreno.
Já no Brasil…

O Brasil está na contramão: o Jeep Renegade não sairá de linha no país e ainda passará pelo terceiro facelift.
Mais de 20 mil unidades do Renegade foram vendidas no Brasil de janeiro a julho de 2025. Ou seja, o mercado nacional está ansioso pelo Avenger, mas ainda tem espaço para o modelo mais velho.
As mudanças no SUV serão tanto no visual quanto na motorização. Os para-choques deverão ser renovados, e a grade frontal do veículo deverá ser redesenhada. Há rodas inéditas a caminho também.
As lanternas traseiras do Renegade deverão receber novos elementos internos. Enquanto no interior, os bancos deverão obter novos revestimentos.
O sistema de multimídia também está na mira: a princípio, será maior e mais moderno.
Em 2026, o Renegade será oferecido também em configuração eletrificada no Brasil.
A proposta é adotar a tecnologia híbrida-leve de 48 volts, maximizando a eficiência sem abrir mão do desempenho.
Esse sistema deverá combinar o motor 1.3 turbo com dois auxiliares elétricos: um que substitui o alternador tradicional, e outro acoplado à transmissão automatizada de dupla embreagem E-DCT, ajudando nas trocas de marcha e no ganho de força.
Avenger

Já o Jeep Avenger chega ao Brasil em 2026 e ainda como o SUV mais compacto da marca, produzido em Porto Real (RJ).
O novato promete um design moderno, a robustez típica da Jeep e a versatilidade para o uso urbano e em viagens curtas.
O modelo terá motor 1.0 Turbo Flex de 130 cv, combinado a um sistema híbrido-leve, oferecendo desempenho eficiente e economia de combustível.
A transmissão automática CVT garante respostas suaves e trocas de marcha intuitivas.
Já em seu interior, o Avenger contará com um painel digital de 10,2 polegadas e uma central multimídia conectada a smartphones.
