
A Honda iniciou as vendas do N-ONEe:, mini veículo elétrico da marca, nas lojas do Japão, neste mês de setembro, prometendo revolucionar o mercado com uma série de ajustes que, segundo a montadora, promete fazer com que o usuário tenha tranquilidade para usá-lo no cotidiano.
O N-ONE e: traz uma experiência de direção limpa e potente, exclusiva dos modelos elétricos. Além disso, o veículo alcança uma autonomia por carga de 295 km, mais adequada para quem pretende usá-lo do dia a dia.
O mini carro tem saída de energia externa e funções de conectividade V2H (veículo para casa) que serão úteis para o cotidiano do cliente.
O N-ONE e é padronizado pelo modo WLTC (Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Cycles) e composto pelos modo de condução urbana, suburbana e rodoviária, com tempo alocado de acordo com o tempo médio de uso.
Características do novo N-ONE e
Embalagem:
Herdando as principais características do N-ONE, com espaço e usabilidade em destaque, o veículo vem com uma bateria fina sob o assoalho, a fim de garantir uma cabine espaçosa, que pode acomodar até quatro adultos.
Os bancos traseiros podem ser rebatidos para criar um piso plano que se estende a partir da área de carga. Com o mecanismo de elevação, as almofadas dos bancos traseiros podem ser levantadas para que acomodem itens altos.
O volante foi movido 37 mm mais próximo do condutor, quando comparado com o N-ONE, permitindo uma postura de direção mais natural e que não altere a posição do assento. Essa mudança aprimorou a estabilidade da direção e do acelerador.
Além disso, o formato do capô dianteiro foi otimizado para que melhore a visibilidade frontal a partir do assento do motorista, o que facilita a avaliação de distância em relação ao veículo da frente, bem como em manobras mais suaves em ambientes urbanos.
Devido ao posicionamento da bateria, os veículos elétricos tendem a ser projetados com uma carroceria mais alta. Porém, o N-ONE e: mantém a mesma altura do N-ONE, relativamente baixa, para que caiba na maioria dos estacionamentos de múltiplos andares no Japão.
O veículo vem com atenção focada em redução do arrasto aerodinâmico, para que melhore a eficiência energética. Além do mais, assim como o N-VAN e:, a porta de carregamento está localizada na grade frontal, com a finalidade de permitir entrada e saídas suaves, mesmo durante o carregamento.
Design
O design do paralama dianteiro e de toda a tampa traseira, incluindo o vidro traseiro com superfícies curvas, caracteriza-se por uma tensão acentuada, expressando a postura esportiva e estável do veículo.

Internamente, a parte superior do painel de instrumentos foi projetada para transmitir sensação de espessura fina, o que aumenta a amplitude da cabine. Esse design visa garantir uma visão frontal amplificada, para que facilite a avaliação da largura do veículo pelo motorista, além de melhorar a visibilidade do motorista.
Como parte das iniciativas da Honda para que haja menos impacto ambiental, o N-ONE e: apresenta grade frontal feita com materiais reciclados de para-choques recuperados de outros veículos da marca em fim de vida.
Dinâmica
Com o foco em criar um veículo que faça as pessoas usarem no cotidiano, o desempenho da direção foi aprimorado para se adequar a situações comuns de direção em áreas urbanas, como partidas e paradas frequentes, conversões em cruzamentos e estacionamentos.
Além da direção suave e silenciosa dos veículos elétricos, o N ONE e: chega com uma série de contribuições para uma direção fácil e confortável, como o fácil manuseio, raio de giro reduzido e estabilidade de direção, proporcionada pelo design de baixo centro de gravidade.
Unidade de potência
O veículo vem com tempo estimado de carregamento de 4 ou 5 horas para carregamento padrão e 30 minutos para um carregamento rápido. Também conta com sistema de resfriamento e aquecimento de bateria, focada na autonomia e estabilidade no tempo de carregamento, mesmo no verão e inverno.
Variações de modelo
Há dois modelos para escolher, conforme o estilo de vida. o primeiro é o tipo e: G, com design e funcionalidade simples, equipamento de série e espaço interno simplificado sem tela.
Já o segundo, com o nome de e: L, é um modelo superior, com tela Honda CONNECT de 9 polegadas, rodas de alumínio de 14 polegadas, volante em couro e capacidade de carregamento rápido.