
O Volkswagen Tera mal chegou às concessionárias e já se tornou um dos SUVs mais emplacados do Brasil.
Segundo dados da Fenabrave, o modelo registrou 7.610 unidades vendidas em setembro de 2025, conquistando o 4º lugar entre os automóveis mais vendidos no mês e na 16ª posição entre os SUVs mais emplacados do ano, com 12.906 unidades acumuladas.
Fabricado em Taubaté (SP), o Tera é o primeiro SUV compacto da Volkswagen produzido no Brasil abaixo do Nivus, desenvolvido sobre a plataforma MQB.
Seu foco é combinar espaço interno, baixo consumo e custo de manutenção baixo, com versões que vão de R$ 99.990 a R$ 139.990, oferecendo motores aspirado e turbo, câmbio manual ou automático.
A seguir, te contamos mais sobre cada versão e qual o consumo de cada uma, para te ajudar na escolha do seu futuro carro.
Volkswagen Tera 1.0 MPI – R$ 99.990

A versão de entrada é equipada com motor 1.0 MPI aspirado flex, que entrega 84 cv e 10,3 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas.
No consumo, segundo o Inmetro, o Tera 1.0 MPI faz 13,2 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina, ou 9,1 km/l e 10,2 km/l com etanol. O 0 a 100 km/h ocorre em 13,8 segundos.
Entre os equipamentos, há seis airbags, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, multimídia VW Play de 10”, painel digital de 8”, faróis em LED e sensores de ré. É a configuração ideal para quem busca custo-benefício.
Volkswagen Tera 1.0 TSI Manual – R$ 116.990

A versão intermediária adota o conhecido motor 1.0 TSI turbo de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, também com câmbio manual de cinco marchas.
O consumo é destaque: 12,9 km/l na cidade e 15,0 km/l na estrada com gasolina, ou 9,0 km/l e 10,3 km/l com etanol; o mais econômico da gama de versões em uso rodoviário.
Ele também é o mais rápido, com 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. É a versão que combina baixo consumo e melhor desempenho.
No pacote, o modelo ganha volante multifuncional em couro, acabamento escurecido e rodas de liga leve, reforçando o apelo mais esportivo.
Volkswagen Tera 1.0 TSI Automático Comfortline – R$ 126.990

Com o mesmo motor TSI, a versão Comfortline traz câmbio automático de seis marchas e foco em conforto.
O consumo fica em 12,2 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na cidade, e 14,5 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol) na estrada. Por conta do câmbio automático, o 0 a 100 km/h ficou levemente prejudicado, sendo estas versões 0,3 segundos mais lentas que a versão TSI Manual.
A lista de equipamentos inclui rodas de 16”, ar-condicionado digital, painel digital de 10,25”, câmera de ré e carregador de celular por indução.
Volkswagen Tera 1.0 TSI Automático Highline – R$ 139.990

Com o mesmo conjunto mecânico da versão Comfortline, traz o mesmo desempenho e consumo, mas como versão topo de linha, adiciona rodas diamantadas de 17”, revestimento premium nos bancos, detalhes cromados e, em pacotes opcionais, teto em preto.
Conta ainda com assistentes de condução como frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de saída de faixa.
Segurança avaliada e destaque no Latin NCAP
Além do bom consumo e desempenho, o Volkswagen Tera também se destaca nos testes de segurança.
O SUV recebeu nota máxima (5 estrelas) no Latin NCAP 2025, obtendo excelente proteção para adultos e crianças nos impactos frontal e lateral.



