
A Tesla registrou uma queda de 37% no lucro do terceiro trimestre de 2025, reflexo direto da redução de preços em seus principais modelos e do menor ganho com créditos de carbono. De acordo com reportagem do The New York Times, a empresa liderada por Elon Musk lucrou US$ 1,4 bilhão entre julho e setembro, ante US$ 2,2 bilhões no mesmo período do ano anterior.
A receita, porém, cresceu 12%, alcançando US$ 28,1 bilhões, impulsionada pelo aumento nas entregas de veículos, especialmente o Model 3 e o Model Y, que tiveram descontos médios de US$ 5 mil.

Os cortes de preço e os empréstimos com juros mais baixos ajudaram a ampliar o volume de vendas, mas reduziram as margens de lucro. Segundo a empresa, as tarifas sobre insumos e componentes importados também contribuíram para o resultado mais fraco, mesmo com a produção concentrada nas fábricas da Califórnia e do Texas.
A Tesla também viu cair a receita com créditos de carbono, que outras montadoras compram para compensar emissões e atender às normas ambientais. Essa fonte de receita caiu 44%, para US$ 417 milhões no trimestre.
Apesar dos números negativos, Elon Musk mostrou otimismo. Em teleconferência com investidores, o bilionário afirmou que a empresa está próxima de lançar veículos totalmente autônomos, sem volante ou pedais.
“Sinto que agora temos clareza sobre a situação e faz sentido expandir a produção o mais rápido possível”, disse Musk, projetando que os robotáxis da Tesla em Austin (Texas) devem começar a operar sem motoristas de segurança até o fim do ano.
O executivo afirmou ainda que a montadora planeja iniciar a produção do “Cybercab”, um modelo totalmente autônomo, até meados de 2026.
A Tesla enfrenta forte concorrência global de montadoras americanas, europeias e, sobretudo, chinesas, que oferecem modelos elétricos mais baratos e com tecnologia comparável. Nos Estados Unidos, a participação de mercado da empresa caiu para 41%, ante 48% no ano anterior, segundo dados da Cox Automotive.
Enquanto isso, o preço das ações da Tesla segue sob pressão: após a divulgação dos resultados, caíram cerca de 1% em Wall Street. Analistas da CFRA Research alertaram para uma “desconexão entre a valorização da empresa e a queda dos lucros”.
O resultado trimestral da Tesla, US$ 1,4 bilhão, foi apenas ligeiramente superior ao da General Motors, que lucrou US$ 1,3 bilhão no mesmo período. Mesmo assim, a Tesla segue avaliada em mais de US$ 1,4 trilhão, enquanto a GM vale cerca de US$ 64 bilhões, segundo o The New York Times.