![No Salão do Automóvel de 2008, os carros eram mais simples e menos ousados, mas refletiam maiores poderes de compra No Salão do Automóvel de 2008, os carros eram mais simples e menos ousados, mas refletiam maiores poderes de compra](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/55/mj/xw/55mjxwguw6kj4pc0rtr5lj0fs.jpg)
Daqui a pouco mais de um mês, as portas do Salão do Automóvel estarão abertas no São Paulo Expo. Mas não vou falar dele ainda, e sim fazer uma viagem no tempo para dez anos atrás. Você se lembra do Salão de 2008? Sabe qual foi a estrela? Que protótipos se tornaram realidade? Quais as tendências davam as caras naquela época? No campo político, o evento teve na cerimônia de abertura o então presidente Lula e o governador paulista José Serra. Quanta coisa aconteceu depois... Vamos lá, segure-se nessa máquina do tempo e vamos aterrissar no Anhembi em novembro de 2008.
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![Hyundai neste Salão do Automóvel, com Azera, Veracruz, SantaFe, Tucson desbancando as vendas e o lançamento do i30 Hyundai neste Salão do Automóvel, com Azera, Veracruz, SantaFe, Tucson desbancando as vendas e o lançamento do i30](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/eu/6q/dz/eu6qdzdo46gwone9z57o48fiq.jpg)
O ano seria de recorde de produção brasileira até então, com 3,2 milhões de veículos, mas a crise financeira nos EUA já assustava executivos do setor aqui no Brasil (dois meses antes o banco Lehman Brothers havia quebrado). Menos de um ano após o Salão do Automóvel , a GM decretaria falência e seria recuperada com a ajuda do governo norte-americano. No Anhembi , a marca ainda exibia modelos de origem Opel, como Corsa, Vectra e Omega, e a estrela do estande era o Malibu, sedã americano que seria importado logo depois, com resultados pífios. Mas o protótipo GPiX já sinalizava a futura linha dos Chevrolet compactos que hoje lideram o mercado, como o Onix e o Prisma.
![Três anos antes do New Fiesta ser lançado, um conceitual fez a cabeça do público jovem do Salão do Automóvel Três anos antes do New Fiesta ser lançado, um conceitual fez a cabeça do público jovem do Salão do Automóvel](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8s/ye/hx/8syehxhx4h9ja95zjg0rjr0w2.jpg)
Outro estande emblemático no evento automotivo era o da Chrylser, com modelos da Dodge e da Jeep. O grande lançamento era o Dodge Journey, que teve um relativo sucesso depois, e continua em linha, resiliente. Mas, a exemplo da GM, o grupo entrou em colapso no ano seguinte, e acabou sendo incorporado pela Fiat numa jogada de mestre de Sergio Marchionne – falecido este ano após consolidar o grupo FCA, com destaque para o incrível salto da marca Jeep. Falando em Fiat, então líder de vendas no país, a atração era o lançamento do 500, que já veio e já foi embora, deixando fãs saudosos.
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Salão do Automóvel da diversidade automotiva
![Otimismo entre empresários e importadoras como a Platinuss os faziam ostentar no Salão do Automóvel, sem medir gastos Otimismo entre empresários e importadoras como a Platinuss os faziam ostentar no Salão do Automóvel, sem medir gastos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4x/v9/qt/4xv9qtphgsrgd6aj355k1o6jl.jpg)
Lembra-se das marcas Mahindra, Chana, Effa e SsangYong? Elas estavam no Anhembi, mas não resistiram às oscilações de mercado e de leis (como o super-IPI) que viriam na década seguinte. Outro estande que ainda brilhava há 10 anos era o da importadora Platinuss , com seus vistosos esportivos das marcas Lotus, Pagani e Koenigsegg. A empresa era uma aventura do filho de Natalino Bertin, dono do frigorífico Bertin, que depois seria vendido para uma certa JBS. O rapaz não conseguiu vender muitos esportivos e desistiu do negócio rapidamente. As três marcas jamais retornaram.
![Neste Salão do Automóvel, Felipe Massa estava na Ferrari (antes da mola do Barrichello) e quase foi campeão mudial Neste Salão do Automóvel, Felipe Massa estava na Ferrari (antes da mola do Barrichello) e quase foi campeão mudial](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0f/v8/tw/0fv8tw9h358pc3wozs79ex39h.jpg)
Naquele Salão, apenas uma marca importante se ausentou: a Audi preferiu expor seus carros num museu paulistano, estratégia que se revelou um fiasco. Muito diferente da edição 2018, que terá a Audi, mas não verá Land Rover, Jaguar, Peugeot, Citroën e Volvo. Hoje em dia, muitas marcas resistem a participar de salões automotivos, preferindo eventos temáticos ou de tecnologia. Voltando a 2008, a Citroën tinha como lançamento o sedã e a perua C5, dos quais poucos se lembram. E a Peugeot apostava numa... perua. Sim, elas resistiam há 10 anos, e a marca francesa lançava no Salão de 2008 a 207 Escapade, que logo afundaria como todo o segmento das peruas.
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![O Salão do Automóvel de 2008 ainda refletia os tempos em que montadoras customizavam os próprios carros de produção O Salão do Automóvel de 2008 ainda refletia os tempos em que montadoras customizavam os próprios carros de produção](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6z/wg/ym/6zwgymasli60gj56iy6r0p0ik.jpg)
Já a Volvo e a Jaguar, hoje ausentes, em 2008 foram das poucas marcas que anteviram o fenômeno que seriam os SUVs e crossovers. A marca sueca apresentou naquele evento o XC60, até hoje um sucesso. Já a inglesa tinha em seu estande o chamativo conceito LRX, que daria origem ao Evoque, campeão de vendas da marca. Ao lado dele, sob os holofotes, a fase antiga da Land Rover, na forma do (hoje finado) Defender 60 Anos. Outro conceito daquela feira que se tornaria realidade foi o Ford Verve, que em poucos anos se tornou o New Fiesta.
![Ainda entre os destaques do Salão do Automóvel de 2008, estava o Ford Mustang Shelby Cobra GT 500 Ainda entre os destaques do Salão do Automóvel de 2008, estava o Ford Mustang Shelby Cobra GT 500](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/74/7a/hm/747ahm61mqnfczb8zvgwi7o8k.jpg)
Falando em Ford, o carro mais fotografado do Salão 2008 foi o Mustang Shelby GT 500. Curiosamente, o cupê da Ford só chegou oficialmente ao Brasil há poucos meses, quase 10 anos depois daquela “pré-estreia”. Outro queridinho do público foi o Lamborghini Murciélago, então carro do Batman. A Nissan revelava seu primeiro carro nacional, a minivan Livina, que não teve vida longa. Outros lançamentos importantes foram a segunda geração do Honda Fit, o Kia Soul, o BMW Série 7 e o Hyundai i30. Desses, só o último deixou de ser vendido por aqui.
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![Nem precisou de 10 anos, a partir do Salão deste Automóvel, para que chegasse o fim das peruas no Brasil Nem precisou de 10 anos, a partir do Salão deste Automóvel, para que chegasse o fim das peruas no Brasil](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3c/i4/hw/3ci4hwa19qy7m3b63fz0etfyf.jpg)
Entre conceitos que não disseram a que vieram, destaque para o Renault Sand’Up e o Fiat Bugster, um bugue com motor elétrico (ao menos nisso foi visionário). Outra sensação naquele Salão foi o TAC Stark, fora de série catarinense (hoje cearense) que jamais se viabilizou comercialmente. A VW, em má fase no país, ainda fazia festa no Anhembi com a Kombi 50 anos, além de mostrar mais uma vez o cupê Eos, que jamais viria. Na seara tecnológica, a Mitsubishi exibiu o Concept-ZT, cuja maior novidade era o alerta de mudança de faixa (Lane Assistant), hoje opcional na maioria dos carros premium.
![Quando Elon Musk ainda Quando Elon Musk ainda](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/01/68/9y/01689yuvz6qzhfo41kflfkam8.jpg)
Espremendo o caldo, 2008 foi um Salão do Automóvel de contrastes e de rupturas, numa fase em que o mercado nacional ainda estava consolidando quais marcas se estabeleceriam para valer em nosso país. Muito agito, muitos fiascos e pouca antevisão das tendências que se revelariam sucesso na década seguinte. Será curioso, na edição de 2018, imaginar o que se pensará dele em 2028...
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