![A segunda geração do Leaf, cem por cento elétrico, fará sua estreia no Salão do Automóvel de 2018 A segunda geração do Leaf, cem por cento elétrico, fará sua estreia no Salão do Automóvel de 2018](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cu/xi/as/cuxiasaeg74manmxp18knn0i8.jpg)
No dia 26 de novembro de 1960, o jornal Folha de S.Paulo estampou: “Inaugurou-se ontem o I Salão do Automóvel”. O texto, de uma época em que começavam a surgir os jornalistas especializados do setor, destacava a presença de onze montadoras no Pavilhão Internacional do Ibirapuera, em São Paulo.
LEIA MAIS: Conheça os desafios das picapes híbridas no mercado mundial
A grande atração do Salão do Automóvel , segundo a publicação, era o Willys Saci. O jornal descrevia o modelo como um carro esportivo, e alertava que o conversível, produzido pela Willys Overland do Brasil, estava na fase de estudos e experimentação. O texto pode ser consultado no acervo da Folha de S.Paulo na internet. É uma, verdadeira, viagem no tempo.
![O conversível Willys Saci foi a principal atração do primeiro Salão do Automóvel O conversível Willys Saci foi a principal atração do primeiro Salão do Automóvel](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3v/lz/t2/3vlzt2oexugit6np71zyd95xr.jpg)
Desde a primeira edição do evento, muita coisa mudou. O Salão do Automóvel cresceu e ganhou importância. Hoje, é o maior evento automotivo da América Latina. Está na trigésima edição e vai acontecer entre os dias 8 e 18 de novembro, no São Paulo Expo. O slogan é sugestivo: “a conexão nos move”. Certamente, engenheiros e jornalistas que participaram das primeiras edições do evento jamais imaginariam que estaríamos discutindo agora energia verde, carros autônomos, híbridos e elétricos.
LEIA MAIS: Conheça as novas gerações de 10 peruas, cuja maioria o Brasil está perdendo
A triste notícia para este ano é que Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroen e JAC Motors anunciaram que não vão participar do evento. Antes, sinônimo de prestígio, o evento atrai menos interesse de marcas, que sabem que existem diversas plataformas para apresentar os modelos.
É uma questão de estratégia e priorizar investimentos. Mas, vale ressaltar, que essa não é uma exclusividade do Brasil. Decisões semelhantes já foram adotadas por grandes montadoras em salões no exterior.
De qualquer maneira, isso não deve afastar o público. O Salão do Automóvel de 2018 pode marcar época com a apresentação de novos veículos híbridos e elétricos. Eles marcam uma nova fase da indústria automobilística no Brasil. Alguns dos modelos 100% elétricos e híbridos esperados são o Nissan Leaf, o Chevrolet Bolt EV, o Toyota Prius e o Lexus CT200h. Isso para citar apenas alguns exemplos.
![O Chevrolet Bolt EV, com previsão de lançamento em 2019, será mostrado no evento no São Paulo Expo O Chevrolet Bolt EV, com previsão de lançamento em 2019, será mostrado no evento no São Paulo Expo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/8g/oz/e7/8goze76pzq4cf7mpoe8h7nc0i.jpg)
LEIA MAIS: Os carros híbridos que fazem sucesso no mundo
Mas nem só de eletricidade vive o Salão. Carrões que enchem os olhos como o Audi R8 Spyder, a Ferrari 812 Superfast e a BMW X3 devem marcar presença por aqui. Como diria o velho ditado: só falta para esses carros falar. Pensando bem, muitos deles já falam. Então, não falta mais nada.
![Os fãs da Ferrari poderão admirar a 812 Superfast, com motor de 800 cv, potência para atingir 340 km/h Os fãs da Ferrari poderão admirar a 812 Superfast, com motor de 800 cv, potência para atingir 340 km/h](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0j/kb/uz/0jkbuzrv10elbxd9btk0xlc7o.jpg)
Viagem pelo Salão
![VW Gol GTI foi uma das grandes atrações do Salão do Automóvel de 1988, com motor alimentado por injeção eletrônica VW Gol GTI foi uma das grandes atrações do Salão do Automóvel de 1988, com motor alimentado por injeção eletrônica](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9d/2p/qn/9d2pqn4t2s066mae4laxcleyz.jpg)
O primeiro Salão do Automóvel que participei profissionalmente foi o de 1978. Sempre foi um trabalho minucioso a montagem dos estandes e os carros escolhidos. Era a chance de apresentar ao público automóveis, que se tornariam objeto de desejo.
Ao longo das décadas, vieram muitas novidades, como o Diplomata, a Brasília quatro portas, o Corcel 1.6, o Santana, o Itamaraty, o Ford Galaxie, o Monza, o Voyage, o Gol, o Uno, além de diversos modelos de Ferrari, Audi, BMW e outras marcas de luxo. Todos esses carros que hoje estão nas mãos de colecionadores ou até desvalorizados por aí, já protagonizaram grandes lançamentos.
LEIA MAIS: Começam as vendas de ingressos para o Salão do Automóvel 2018
O Gol GTI foi um desses sucessos no período da Autolatina, a fusão da Volkswagen e Ford. A capa da Quatro Rodas de 1988 trouxe: “Veja no teste como a injeção eletrônica faz este carro disparar na frente dos outros”. A injeção eletrônica aposentou o carburador, se tornou obrigatória, provocou uma grande revolução com o desenvolvimento de chips e sensores para alimentar o motor. O sistema se desenvolveu muito nas décadas seguintes, mas será que um dia será mais uma página virada? O tempo é implacável!
Hoje, as pesquisas são voltadas para a duração das baterias de lítio cádmio, o uso matérias ultraleves formados por mini-partículas, a melhoria da autonomia dos elétricos e as vantagens do sistema híbrido plug-in. É um caminho sem volta para uma nova tecnologia. Espera-se que o Brasil acompanhe rapidamente a nova tendência, que estará presente no Salão do Automóvel .