Tamanho do texto

Fabricante japonesa planeja utilizar a tecnologia também para picapes e vans. Saiba mais detalhes do novo veículo da marca japonesa

Toyota arrow-options
Divulgação
Toyota vai colocar em operação 200 APMs, com tecnologia de carro elétrico , para o traslado durante as Olimpíadas

A Toyota apresentou “shuttle” elétrico, uma espécie de microônibus, para ser usado na Cidade Olímpica durante a competições de 2020 em Tóquio, no Japão. Batizado de “Accessible People Mover”, ou simplesmente APM, o carro elétrico busca oferecer mobilidade no deslocamento, com um apelo sustentável, durante as Olimpíadas e Paraolimpíadas, que serão realizadas na mesma estrutura.

LEIA MAIS: Audi e-Tron GT e Porsche Taycan elétricos chegam em 2020 e são astros de filmes

Toyota arrow-options
Divulgação
O veículo elétrico é inteiramente configurável para atender também os atletas da competições Paraolímpica

Nos eventos, a Toyota vai colocar em operação cerca de 200 veículos APMs. Eles serão usados no traslado de visitantes, atletas e funcionários entre as várias instalações esportivas. O APM é um carro elétrico movido a bateria, de baixa velocidade e curta distância. Terá uma autonomia de 100 km a uma velocidade máxima de 19 km/h. É composto internamente por três fileiras de assentos individuais e dobráveis com acesso para cadeiras de rodas e facilmente adaptado para o transporte de bicicletas e equipamentos esportivos.

LEIA MAIS: Ford F-150 será a primeira picape elétrica produzida em massa

Infraestrutura de 1º mundo

Olimpíadas arrow-options
Divulgação
O estádio nacional de Tóquio, um dos locais de maior fluxo de público, terá diversas estações do APM

A cidade de Tóquio está construindo a Vila Olímpica interligada em duas zonas: a Heritage Zone que evoca o legado das Olimpíadas de 1964, disputados na cidade; e a Tokyo Bay Zone, que simboliza o futuro da área metropolitana da capital japonesa, onde se insere o transporte todo elétrico. Futuramente, a Toyota planeja utilizar essa base tecnológica elétrica do APM nos lançamentos de vans e picapes de sua marca.

LEIA MAIS: Honda lançará o seu primeiro carro elétrico criado a partir do zero

Toyota elétrica arrow-options
Divulgação
Toyota e Subaru divulgaram imagem do raio X do projeto conjunto de um SUV que será lançado pelas montadoras

A Toyota também anunciou uma parceria com a Subaru para desenvolver uma nova plataforma para veículos elétricos a bateria, começando com um SUV médio que cada montadora venderá o veículo com sua própria marca. As empresas não deram maiores detalhes sobre o carro mas prometem o lançamento até 2022. É uma parceria japonesa poderosa com um objetivo óbvio: aprimorar o desenvolvimento aplicado ao carro elétrico . E eles vão crescer muito, agregando rentabilidade ao produzi-los em conjunto.