Tamanho do texto

Novo Q4 e-tron traz dois motores elétricos que entregam 301 cv de potência

A marca das quatro argolas apresentou aquele que será o seu quinto automóvel elétrico de produção, o Audi Q4 e-tron concept. Trata-se de um SUV compacto, com lançamento marcado para 2020 e que se vai situar abaixo do já conhecido Audi E-tron.

LEIA MAIS: Longe do Brasil, Renault Clio renovado é líder de vendas

A fabricante definiu o lançamento de 12 automóveis totalmente elétricos até 2025 como um dos seus grandes objetivos e o Audi Q4 e-tron é o próximo nome nesta lista. Montado sobre a plataforma modular MEB do grupo VW, este SUV eléctrico tem 4,59 metros de comprimento, 1.90 metros de largura e 1,61 metros de altura, ao passo que a distância entre eixos é de generosos 2,77 metros.

Como acontece com o Audi e-tron, este Q4 e-tron concept conta com dois motores eléctricos (um por eixo) que oferecem uma potência combinada de 301 cavalos. Este sistema é alimentado por uma bateria que garante autonomia de 450 quilômetros. Sistema de tração é o Quattro da Audi.

LEIA MAIS: VW T-Cross: o primeiro SUV compacto da marca finalmente está aqui

Um dos trunfos do novo modelo é a plataforma MEB, desenvolvida pela Volkswagen para o seu I.D. Neo, veículo agendado para o início de 2020, que depois irá servir para uma série de outros modelos do grupo. Fabricada exclusivamente em aço, para ser mais simples de construir e posteriormente de reparar, além de mais barata do que o alumínio, a MEB vai permitir que o Q4 e-tron surja com versões com apenas tração atrás, mas igualmente com sistema 4×4, quando equipado com um segundo motor eléctrico montado no eixo dianteiro.

As baterias do Audi Q4

Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante
Divulgação
Audi Q4 e-tron foi mostrado no Salão de Genebra como conceito, mas modelo de produção será bem semelhante

Quanto às baterias para o Q4 e-tron, o segredo ainda é total, sabendo-se contudo que a plataforma MEB permite montar várias capacidades de acumuladores, tendo a menor 48 kWh e a maior 80 kWh, pelo menos para um veículo com a distância entre eixos do I.D. Neo . Neste modelo da  Volkswagen , estes packs de baterias permitem antecipar autonomias entre 330 km e 550 km.

LEIA MAIS: Shelby GT500: o Mustang mais potente da história

O primeiro modelo elétrico da marca, além do Audi Q4 , foi o E-tron, que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado, começa a ser vendido na Europa este ano e em seguida também chegará ao Brasil. A Audi ainda não confirma, mas o E-Tron deverá aparecer por aqui ainda neste ano.