O Peugeot 2008, SUV compacto fabricado no Brasil, acaba de ganhar a “cara” de seus irmãos maiores, importados, 3008 e 5008. O carro ficou muito mais bonito e agora só é vendido com câmbio automático, tanto com o motor 1.6 aspirado quanto na versão THP, 1.6 turbo, que antes só vinha com o câmbio manual. A desculpa era que o câmbio automático não cabia na estrutura do carro. Mas a engenharia da PSA se esforçou um pouquinho e deu um jeito. Era o pedido geral de concessionários e consumidores.
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Segundo a marca, o novo Peugeot 2008 exigiu mais de 60 mil horas de dedicação das equipes e chega ao mercado com um design atraente, exclusivo para a região e totalmente alinhado à identidade dos demais utilitários esportivos da Marca. Também marca uma nova fase na Peugeot no Brasil, com a consolidação da rede de distribuição e renovação de produtos.
A maior mudança estética do novo Peugeot 3008 é a nova grade frontal, emoldurada em acabamento em preto Onyx e verticalizada, traz elementos tridimensionais. Em aspecto flutuante, fica o lendário emblema do leão. O capô mais horizontalizado torna a frente do veículo mais alta e imponente.
O novo para-choque frontal aumenta o ângulo de ataque do carro e facilita a superação dos obstáculos nas ruas e estradas de terra. Os faróis agora são afilados, com DRL em LED e refletores com lente semielíticas foram projetados para obter o máximo de eficiência técnica e garantir mais segurança e visibilidade em todas as situações.
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A robustez da carroceria é reforçada pelo uso da linha de cintura elevada, com pneu 205/60 de rodas de 16 polegadas, de aço, com calotas ARSENIC ou de liga-leve Áquila Diamantada. Os protetores pretos, agora como item de série para todas as versões, situados na parte inferior da carroceria, se estendem do para-choque dianteiro ao traseiro e dão um tom elegante e esportivo.
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A parte traseira mantém sua identidade com o para-choque saliente à carroceria, com a parte inferior em preto Onyx, que reforça a ideia de proteção. Integradas na peça ficam as luzes de neblina e de ré. A tampa do porta-malas permanece emoldurada pelo teto com ondulação dinâmica. As lanternas traseiras conduzem, flutuando em seu interior, uma identidade visual iluminadas por LEDs e pelo piso rebaixado do porta-malas, que facilita o seu carregamento.
Mecânica
O visual renovado do SUV francês
e uma frente muito mais elevada proporciona ao novo 2008 uma silhueta ainda mais envolvente, marcante e que reforça os códigos de design do segmento SUV.
Disponível em duas configurações de motorização, 1.6 EC5 VTI, de 118 cv e 1.6 THP, de 173 cv, ambas com câmbio automático EAT6 de seis velocidades, da japonesa Aisin.
O THP (Turbo) 16 válvulas flex equipa a versão Griffe THP AT do modelo.
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O motor turbo tem 16 válvulas, com duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção direta sequencial. O turbo compressor é do tipo Twin-scroll; com bomba eletrônica de alta pressão; cabeçote com 2 eixos de comando de válvulas; bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo.
Já a caixa de câmbio automática sequencial de 6 marchas (EAT6), que equipa ambas motorizações, traz 4 modos de condução (drive, eco, sport e sequencial), adaptando o veículo às mais diferentes necessidades do proprietário, seja para ter respostas mais esportivas do carro, como quando o modo de direção Sport é acionado, ou ainda, ao reduzir o consumo de combustível em situações de trânsito intenso em até 6,5%, no caso da ativação da função “Eco”.
De série desde a versão de entrada, no console central encontra-se o Peugeot Connect Radio de 7” (a central multimídia da Marca), que para o lançamento do novo 2008 contou com atualização do software, ficando ainda mais rápido. A central possui os sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay e possibilita o espelhamento do celular.
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O porta-malas tem capacidade para 402 litros. Com a possibilidade de rebatimento dos bancos traseiros, o volume sobe para 1.172 litros. O novo Peugeot 2008 vem equipado, em todas as suas versões, com quatro airbags (dois para colisões frontais e dois laterais); com piloto automático. O novo 2008 está disponível em quatro versões: Allure, que custa R$ 69.990; Allure Pack, ao preço de R$ 79.990; Griffe AT, a R$ 89.990 e a topo de gama, Griffe THP, por R$ 99.990.