Fiquei devendo as motocicletas de Hershey. Compondo com a feira anual de outono de Carlisle – Fall Carlisle Collect Car Flea Market, Corral &Auction –, a feira de Hershey – Hershey Fall Meet –acontece justamente na semana seguinte, com apenas um dia de pausa para os visitantes descansarem um pouco os pés.
Carlisle e Hershey são cidades vizinhas e dificilmente alguém vai para lá de tão longe, como nós, apenas para ver uma delas. São dez dias de puro entretenimento entre carros e motocicletas, apesar de que estas últimas aparecem em menor quantidade. Enquanto Carlisle é focada nos veículos pós-guerra , em especial modelos dos anos 50, em Hershey a maioria do que é exposto, entre veículos e memorabilia, pertenceu ao período pré-guerra.
Mas vamos ver as motocicletas. Entre todas que vi e fotografei, a que mais me atraiu foi uma Hercules W-2000 1976 com motor rotativo wankel, a primeira a ser produzida no mundo (foi fabricada na Alemanha de 1974 a 1977). A mais conhecida Suzuki RE5 , também com motor rotativo, chegou quase junto, foi produzida no Japão de 1974 a 1976.
Outra motocicleta fantástica que vi em Hershey foi a italiana Parilla 250 Grand Sport de 1962, maravilha de motocicleta. Carenada e em perfeitas condições de restauração, me lembrou aquelas provas de motocicleta nos anos 60. Lembrei também que corri de kart nos anos 70 com um motor Parilla.
Outra motocicleta que me puxou para bem perto foi uma Honda CB 450 DOHC de 1970, na cor azul. Essa motocicleta é bem conhecida minha, já que tenho uma igual, 1971, na cor dourada.
O que faz um carro aqui no meio das motocicletas? Apesar de pequeno, é um carro de quatro rodas. O motivo de ser mostrado aqui é porque se trata de um Vespa 400 , micro-carro fabricado na França de 1957 a 1961. Seu motor de dois cilindros tinha apenas 392 cm3 de cilindrada e 14 cv de potência.
Já que estamos falando de automóveis, que tal este outro micro-carro, um Messerschmitt KR 200 de 1956? Esse está mais próximo das motocicletas, já que tem apenas três rodas e os dois ocupantes vão sentados na posição tandem, ou seja, um atrás do outro. Como nos aviões. E não por acaso, pois a Messerschmitt passou a fabricar esse modelito depois que a guerra acabou e eles não forneceriam mais aviões para as forças armadas, aproveitando o conhecimento e a sobra de componentes. Além disso, o volante parece mais um guidão.
Apesar de poucas, em relação aos milhares de outros veículos expostos, as motocicletas de Hershey nos fazem querer viver por lá só para não perder as oportunidades que aparecem. Veja mais algumas motocicletas na galeria.