Depois de várias tentativas de popularizar um scooter com a icônica marca BMW, chega, afinal, o BMW C 400 X , scooter de médio porte montado em regime de CKD em Manaus, AM. Ou seja, é um produto nacional.
Um breve test-ride ontem (13), pelas alamedas arborizadas de Alphaville , em São Paulo, com direito a algumas estradas vicinais próximas, permitiram um ótimo primeiro contato com o novo scooter.
O BMW C 400 X está disponível em duas versões, a de entrada e a Sport, que tem como adicional o painel de instrumentos de TFT com conectividade com o telefone celular, por meio de um aplicativo específico.
Externamente é possível diferenciar as duas versões pela cor, inteiramente preta para a versão de entrada e branca com apliques azuis e vermelho na versão Sport.
Logicamente, os painéis de instrumentos são diferentes, totalmente digital na Sport e analógico na outra, com um grande e belo relógio de ponteiros, do jeito que eu gosto, ao lado de um display digital com o restante das informações.
Rodei apenas com o BMW C 400 X Sport , mas nem deu tempo para experimentar a conectividade e nem as funções digitais que podem ser selecionadas pelo punho esquerdo do guidão. Mas foi possível notar o vigor do motor monocilíndrico de quatro válvulas e 350 cm3 , que tem disponível 34 cv de potência e 3,5 kgfm de torque. A transmissão, como em todos os verdadeiros scooters, é CVT .
Além de todos os recursos eletrônicos que são esperados em um scooter premium, o BMW C 400 X vem com um sisteminha simples mas bem bolado: o BMW Flex Case , que é um compartimento expansível embaixo do banco que, ao ser ampliado, pode abrigar um capacete fechado.
Como esse sistema invade o espaço acima do pneu traseiro, ele só pode ser acionado com o scooter estacionado e desligado , pois, se fosse movimentado, o movimento da suspensão traseira faria com que o pneu tocasse o compartimento. Fora isso, o espaço embaixo do banco não é muito generoso, mesmo havendo um outro espaço para um segundo capacete, este sim, aberto e bem pequeno.
O preço no novo scooter é de R$ 54.900 na versão de entrada BMW C 400 X , exclusivamente na cor preta (blackstorm metallic) e R$ 59.900 na versão BMW C 400 X Sport , exclusivamente na cor branca (alpine white), que tem como adicional apenas o painel TFT conectado ao aplicativo do celular.
Seu concorrente mais direto, o Honda Forza 350 , é importado da Tailândia, tem motor de 330 cm3 com 29,2 cv e 3,24 kgfm e custa pouca coisa a menos que o BMW, a partir de R$ 48.247, no estado de São Paulo, variando em cada estado devido ao MVA (Margem de valor Agregado), chegando e R$ 51.208 no estado do Amazonas.